Secult entrega propostas para Educação aos candidatos à prefeitura

10 de ago de 2012 - dev

Um conjunto de propostas estruturadoras de um processo de melhoria continua para Educação Básica de Salvador foi divulgado na manhã desta sexta-feira (10) pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). A carta aberta “Contribuição da Secult para o Debate sobre a situação e perspectivas da Educação Básica em Salvador”, que será entregue aos seis candidatos à prefeitura de Salvador ainda hoje, foi apresentado pelo secretário João Carlos Bacelar.

Com visão de futuro sobre o estado atual da Educação Básica regular, o objetivo da Secult é contribuir para o debate esclarecedor e reforçar a necessidade de um choque de gestão estrutural, fundamentado na Educação. “O Brasil fracassou na importante missão de transmitir educação de qualidade ao povo brasileiro. A Educação no nosso país não é prioridade. Mas nós precisamos mudar isso e o momento é agora”, disse Bacelar.

Além da imprensa e do corpo técnico da secretaria, dois representantes da Universidade de Barcelona, Juan Carlos Matamala e Jordi Tresserras Juan, e um da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, Luis Tadeu Assad participaram da apresentação do documento e parabenizaram a Secult pela iniciativa. Eles são integrantes do projeto que fortalece o turismo étnico cultural no Candeal. No local, eles conheceram Escola Municipal Virgem de La Almudena e quiseram conhecer mais o trabalho o órgão.

“Estivemos na escola e além de toda estrutura, o mais importante é que vimos a escola funcionando, a educação acontecendo”, disse Assad. Para Bacelar, a troca de experiências com os representantes da cultura espanhola é muito enriquecedora. “Muito gratificante ver que eles ficara satisfeitos porque em um momento eleitoral os técnicos da Secult estão preocupados em apresentar propostas políticas apartidárias para a cidade de Salvador”, comemorou.

REVOLUÇÃO – Durante a apresentação, Bacelar fez questão de ressaltar que o a Educação precisa estar em primeiro lugar. “Esse projeto não é do secretário, é do corpo técnico da secretária, dos profissionais que fazem a Educação do município e que podem sim, promover uma revolução social”, destacou.

Para Bacelar, os alunos da rede pública precisam aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. “Nossas crianças são estressadas, competitivas e criadas em uma sociedade que prioriza o consumismo e tudo isso é por conta do modelo escolar atual do país. No dia que conseguirmos educar para estes quato pilares estaremos construindo um novo modelo de sociedade e recriaremos o país”, concluiu.

O documento na íntegra está disponibilizado no link documento do site da Secult (www.educacao.salvador.ba.gov.br).