Secult faz balanço positivo da Conferência Municipal de Educação

27 de ago de 2009 - dev

A Conferência Municipal de Educação (Comed/Salvador-BA) foi marcada por muitas conquistas. Mais de 500 educadores municipais, estaduais e particulares participaram das discussões dos sete eixos temáticos, além de representantes do poder público e de entidades civis que atuam na área da educação.

Com o tema, “Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação”, o segundo dia (25) da conferência permitiu discussões apontando requisitos básicos para a definição de políticas educacionais que permitam condições de saúde e trabalho para os profissionais, além do debate sobre a diversidade. A conferência também abordou assuntos como financiamento e qualidade da educação e a valorização dos educadores.

Juntos, os participantes discutiram sobre o Sistema Nacional de Ensino para em seguida desenvolverem propostas que orientarão programas e políticas educacionais, buscando uma definição da agenda educacional das escolas de Salvador. Na ocasião, foram eleitos delegados 25 representantes de Salvador para participarem da Conferência Estadual de Educação, que acontece em novembro.

De acordo com o subsecretario da Educação, Eliezer Cruz, coordenador da Comissão Organizadora Municipal, as discussões propostas são tentativas de buscar um sistema nacional articulado. “Sabemos que a conferência não garante a resolução de todos os problemas, mas é um grande estímulo para que a sociedade se aproprie do tema educação, tornando possível uma sociedade mais participativa e consciente do tema”, disse, garantindo que a educação vem progredindo no município.

Valorização dos profissionais da educação

Para os professores a valorização do profissional da educação se reflete diretamente na melhoria do ensino. De acordo com a diretora do sindicato da rede particular de ensino, Heloísa Helena, a reunião de todos os segmentos possibilita, certamente, qualificar o processo de trabalho, tornando a educação uma pauta prioritária.

Nas discussões do eixo VII (Condições de Saúde e Trabalho dos Profissionais em Educação) percebeu-se que ser professor difere pouco de qualquer outra profissão, com extensas jornadas e ritmo intenso de trabalho, podendo acarretar diversos prejuízos à saúde. Entre as doenças mais frequentes encontradas entre os docentes destacam-se aquelas relacionadas à postura corporal, à saúde mental e à voz. Para isso foram elaboradas algumas recomendações como a criação de uma política pública de garantias e defesa da saúde dos professores e um sistema de atenção à saúde do professor. Para Rui Oliveira, primeiro presidente da APLB Sindicato Bahia, ações como esta trazem resultados positivos e é preciso estimular mais eventos deste porte.

Inclusão, diversidade e igualdade

O mediador Alcides Caldas, coordenador do programa de pós graduação em desenvolvimento regional urbano da Unifacs, que ministrou a palestra do eixo VI (Justiça Social, Educação e Trabalho: Inclusão, Diversidade e Igualdade) afirmou que a violência e a desigualdade no estado e no município só contribuem para a falta de preparo dos jovens para a vida profissional. “O positivo da conferência é que existe a vontade de buscar soluções que não dependem, unicamente, da educação”, concluiu.

De acordo com Maria José Pires de Oliveira, diretora da Municipal Metodista Susana Wesley, a escola é reflexo do gestor. “A proatividade dos diretores, professores e funcionários das unidades escolares é que garante o sucesso dos estudantes”, afirmou, acrescentando que o gestor tem que se preocupar com o social, perceber as diferenças e tentar programar soluções.

Na sessão plenária final, os educadores aprovaram os sete eixos temáticos, além de desenvolverem um conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais no âmbito da Educação Básica, Profissional e Superior em consonância com o Plano Municipal de Educação, para subsidiar a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação.

Os educadores que participaram do evento receberam certificados de participação da Comed/Salvador-Ba, que é etapa preparatória para a Conferência Nacional de Educação – Conae, que acontecerá de 28 de março a 1º de abril em Brasília.