Secult faz mil matrículas por hora

13 de jan de 2009 - dev

No primeiro dia do período mais movimentado do cronograma de matrículas 2009, realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), mais de 40% das 25,5 mil vagas disponíveis para Educação Infantil e 1º ano Fundamental foram preenchidas.

De acordo com o responsável pela informatização da matrícula, Antônio Borges, o processo está mais eficiente que nos anos anteriores porque passou por revisão e ajustes. “Hoje os pais precisam preencher menos dados cadastrais obrigatórios, o sistema de rede está mais rápido, além da parceria que a Secult buscou junto à Prodasal (Companhia de Processamento de Dados do Salvador), que aumentou a capacidade dos servidores de internet das escolas”, explica. Ainda segundo Borges, nesta terça-feira (dia 13) foram realizadas cerca de 1 mil matrículas por hora.

O movimento de pais nas escolas foi mais constante no turno da manhã, porém não houve registro de filas nas unidades de ensino. Na Escola Municipal Maria Quitéria, em Brotas, por volta das 9h30, mais de 75% das vagas para o 1º ano já haviam sido preenchidas. De acordo com a diretora da unidade, Alda Conceição, a expectativa é de que ainda amanhã (14) todas as vagas disponíveis para Educação Infantil e o 1º ano de escolaridade sejam ocupadas, em sua escola.

Joyce de Almeida matriculou sua filha Camile Almeida de Jesus (10 anos) na rede municipal e disse que a Matrícula Informatizada Social (Mais) deu dinamismo ao procedimento de inscrição. “É a primeira vez que matriculo um filho e graças a Deus não enfrentei aquelas filas que eram constantes, antigamente. Gastei menos de dois minutos para confirmar Camile na escola”, comemorou.