Secult inaugura mais um Núcleo de Ginástica Rítmica

11 de nov de 2009 - dev

Muita festa e admiração marcaram a inauguração do Núcleo de Ginástica Rítmica da Escola Municipal Francisco Leite, em Águas Claras, o 19º Núcleo de Ginástica Rítmica implantado nas escolas da prefeitura pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult). A felicidade é tanta que a unidade já conta com 100 alunas inscritas para as aulas de ginástica. Durante a inauguração, que aconteceu nesta terça-feira (10), a comunidade pode entender um pouco mais sobre os benefícios da prática de esporte, além prestigiar a apresentação de ginastas mais experientes da rede municipal.

A iniciativa é do Programa de Educação Esportiva da Secult, que vem desenvolvendo atividades de inclusão nos bairros mais carentes de Salvador. Mas, se depender da vontade da aluna Laura Carvalho Moura, de 10 anos, as aulas de ginástica servirão muito mais do que uma atividade complementar da sua escola. “Eu sonho em ser uma atleta muito famosa e, quem sabe um dia, representar o meu país numa olimpíada”, declarou a jovem, que já se espelha em ginastas consagradas como Jade Barbosa e Daiane dos Santos.

Em outras unidades da rede, onde os núcleos já existem há mais tempo, os resultados são bastante positivos e vem abrindo caminhos para os admiradores desta modalidade esportiva. A prova disso é a aluna Tífane Angel que, com apenas nove anos, já participou de campeonatos nacionais e venceu torneios intermunicipais, como o que aconteceu recentemente na cidade de Camaçari.

De acordo com a coordenação de esporte da Secult, o objetivo principal do programa é oferecer atividades complementares às praticas pedagógicas, mas, em alguns casos, os alunos desenvolvem performances tão evoluídas que é necessário encaminhar esses estudantes para centros especializados. Para isso, a Secretaria de Educação buscou uma parceria com o Centro de Treinamento de Ginástica da Bahia – Gorba, que é um clube de alto rendimento e conta com a participação de técnicos da Seleção Brasileira de Ginástica.

E não pára por aí. A inauguração do próximo núcleo já tem data e local marcados: no próximo dia 17 de novembro (terça-feira) e os beneficiados serão as crianças da Escola Abrigos do Filho do Povo, na Liberdade.