Secult inicia processo de matrícula

30 de dez de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) abre o período de matrículas para novos alunos no dia 6 de janeiro (terça-feira). Para garantir um atendimento eficiente, todas as 411 unidades de ensino estarão realizando a Matrícula Informatizada Social (Mais), envolvendo cerca de 1,3 mil profissionais devidamente capacitados.

Nos três anos após a implantação do sistema foram gastos, em média, 15 minutos para a efetivação da matrícula. O subsecretário de Educação, Eliezer Cruz, afirma que esse tempo deverá ser reduzido em cerca de 30%, devido a melhorias no procedimento implementadas este ano. “Conseguimos ganhar em agilidade fazendo pequenas alterações no preenchimento de dados. Em 2009 continuaremos a realizar mudanças visando mais avanços na educação municipal”, explica.

Além da revisão no procedimento de inscrição, este ano, até o final do processo, todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), municipalizados em 2008, estarão realizando a matrícula informatizada.

Nos dias 29 e 30 de dezembro, os alunos que já fazem parte da rede municipal de ensino realizaram suas matrículas. Somente no primeiro dia, mais de 70% já estavam inscritos para o ano letivo de 2009. De 6 a 23 de janeiro, a SMEC estará preenchendo cerca de 60 mil vagas disponibilizadas para novos alunos.

A matrícula pode ser efetivada em qualquer escola da rede municipal. Ou seja, se um aluno desejar estudar numa escola em Cajazeiras, por exemplo, o responsável poderá realizar a inscrição em qualquer uma das 411 unidades da rede, independentemente da unidade na qual ele efetivamente vá estudar.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, a informatização do processo de matrícula deu mais dignidade aos pais e estudantes. “Desde a implantação da Matrícula Informatizada Social as filas para conseguir vaga numa escola foram extintas. Esse é nosso compromisso. Fazer educação com amor buscando oferecer ferramentas para que nossas crianças possam realizar todos os seus sonhos”, declara.

CRONOGRAMA DE MATRÍCULA

=> 06 e 07 de janeiro
Alunos transferidos, concluintes da pré-escola, creche e 5º ano
Documento de Identidade ou Certidão de Registro Civil
Matrícula na escola de origem

=> 08 e 09 de janeiro
Alunos oriundos de Escolas Comunitárias
Documento de Identidade ou Certidão de Registro Civil
Matrícula em qualquer escola municipal

=> 13 a 15 de janeiro
Alunos novos para Educação Infantil; e alunos novos para o 1º ano de escolaridade diurno (nascidos de 01/01/2002 a 31/03/2003, vindos da Educação Infantil ou que nunca cursaram o 1º ano)
Documento de Identidade ou Certidão de Registro Civil
Matrícula em qualquer escola municipal

=> 16 e 19 de janeiro
Alunos novos para o 2º ano de escolaridade diurno (nascidos até 31/03/2002, vindos da Educação Infantil ou que nunca cursaram o 1º ano); alunos novos para o 3º ano de escolaridade (concluintes do 1º ano em Rede Estadual ou Privada); e alunos novos para o 4º e 5º ano de escolaridade (antigas 3ª e 4ª séries)
Documento de Identidade ou Certidão de Registro Civil e histórico escolar (3º, 4º e 5º ano)
Matrícula em qualquer escola municipal

=> 20 e 21 de janeiro
Alunos novos para o 6º ano, 6ª a 8ª série de escolaridade diurno
Documento de Identidade ou Certidão de Registro Civil e histórico escolar
Matrícula em qualquer escola municipal

=> 22 e 23 de janeiro
Alunos novos (jovens e adultos) noturno
Documento de Identidade ou Certidão de Registro Civil e histórico escolar
Matrícula em qualquer escola municipal

Atenção: Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.