Secult inicia reuniões com gestores das 418 unidades de ensino

23 de fev de 2011 - dev

Gestores das 45 escolas municipais que compõem à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) Orla estiveram reunidos, na manhã desta quarta-feira (23), no auditório do Anexo II da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), para iniciar a análise individual da real situação de cada unidade de ensino. Durante o mês de março o secretário João Carlos Bacelar vai acompanhar os encontros com todos os gestores das 418 escolas públicas da capital baiana, onde será feito um levantamento das necessidades de cada escola.

As próximas reuniões acontecem nesta quinta-feira (24), com a CRE Centro, e na sexta-feira (25) com a CRE Cidade Baixa. Durante a reunião, a análise do quadro funcional e docente de cada unidade, identificando o percentual de funcionários efetivos e prestadores de serviços, assim como a distribuição da alimentação escolar e a estrutura física foi o principal encaminhamento para a tomada de soluções. Nas reuniões será utilizado o Mapa Digital da Educação com a finalidade de mediar e buscar, através das ferramentas, decisões compartilhadas e baseadas nas realidades das escolas.

Através da Coordenadoria Administrativa, a Secult garantiu a permanência dos porteiros e vigias em todas as unidades; já as escolas beneficiadas com o Programa Escola Aberta, que acontece aos sábados, também contarão com o porteiro. A Coordenação de Ações Socioeducativas da Secult explicou a logística de distribuição dos gêneros alimentícios e a possibilidade de ampliar os produtos. Também, informou sobre a entrega de utensílios de cozinha para todas as escolas.

A Coordenadoria de Estruturação da Rede Física Escolar (CERE) avisou sobre a regularização do pagamento das empreiteiras, possibilitando a retomada das obras de intervenções nas unidades. A CERE alertou que as escolas que necessitam de reforma terão uma licitação específica, que será iniciada após a avaliação técnica.

Ao final, o secretário agradeceu a atenção dos gestores e parabenizou o compromisso dos educadores. “Vamos recuperar a rede toda até dezembro, a princípio com as intervenções emergenciais, e daqui até lá vou contar com a compreensão de todos os educadores”.