Secult lança campanha de combate a Gripe A

02 de set de 2009 - dev

Paralelo ao intenso trabalho educativo que vem sendo feito em todas as escolas da rede municipal de prevenção contra a Gripe A, a Secretaria Municipal da Educação, Esporte, Cultura e Lazer (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou hoje (dia 02) o Dia D contra a Gripe A. O evento contou com a presença dos secretários municipais da Educação, Carlos Soares, e da Saúde, José Carlos Brito, e marcou o lançamento da campanha “Contra Gripe A é preciso mais que vitamina C”, que vai reforçar e intensificar o combate à doença nas 411 unidades da rede.

Gestores, coordenadores e professores da rede municipal se reuniram na manhã desta quarta-feira, na Escola Municipal Carlos Murion, em Pituaçu, e puderam tirar todas as dúvidas sobre procedimentos e cuidados com a Influenza A. Os participantes ouviram duas representantes da SMS, a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Cristiane Cardoso, e a enfermeira sanitarista Núbia Oliveira, além da coordenadora de Ações Sócioeducativas da Secult, Tatiane Chaves e dos secretários.

O secretário da Saúde ressaltou a importância da parceria entre os órgãos no combate a Gripe A, como também a outras doenças. “É uma satisfação muito grande participar desse evento, que vem reforçar essa pareceria da Saúde com a Educação, que tem trazido resultados muito positivos para Salvador. Exemplo disso é a campanha vitoriosa que fizemos contra dengue, com os estudantes atuando como agentes mirins. A nova gripe é um caso de educação e saúde pública, por isso, enquanto tivermos à frente das nossas secretarias estaremos de mãos dadas nos combates a essas doenças”, destacou.

A eficiência da parceria também foi reforçada pelo secretário da Educação, Carlos Soares. “Nossos alunos são os maiores multiplicadores e levam as mensagens assimiladas para toda cidade. A secretaria da Saúde tem sido uma parceira muito importante, assim como vocês, gestores, professores e coordenadores, que abraçam nossa causa e agem como verdadeiros guerreiros. Parabéns a todos os envolvidos e vamos vencer a gripe A, porque ela não é mais forte que nós”, disse.

Higiene é fundamental

Em sua palestra, a enfermeira sanitarista Núbia Oliveira falou sobre a prevenção e ressaltou a importância da higiene no combate a doença. “É incrível como precisamos reforçar todo o tempo que lavar as mãos é fundamental no combate à gripe A. Esse é um ato que deveria ser realizado por todos constantemente, porque pode parecer simples, mas é fundamental no combate, não só da gripe A, bem como de várias outras doenças”, destacou, informando sobre os procedimentos que devem ser adotados pelos professores no contato diário com as crianças, bem como em caso de suspeita da gripe.

Durante o evento a coordenadora de Ações Sócioeducativas da Secult, Tatiana Chaves, anunciou duas grandes ações do órgão no combate a gripe: a parceria com a SMS para distribuição de álcool gel em todas as unidades da rede e a capanha para arrecadação de vasilhames e suportes para colocação do álcool nas salas de aula.