Secult lança Concurso de Redação sobre a Doença Falciforme

26 de ago de 2010 - dev

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu no auditório da Secult, no Solar Boa Vista, o lançamento do Concurso de Redação sobre a Doença Falciforme, voltado para alunos do 4° ao 9° ano do Ensino Fundamental ou do Seja (Educação de Jovens e Adultos) I e II.

O evento de lançamento contou com a presença da coordenadora de Ações Socieoeducativas da Secult, Tatiana Chaves, representando o secretário municipal da Educação, Carlos Soares, da assessora da SMS Tatiana Paraíso, representando o secretário municipal da Saúde, José Carlos Brito, da Coordenadora do Programa Municipal de Atenção as Pessoas com Doença Falciforme, a assistente social Maria Cândida Queiroz, do coordenador da Associação Bahiana de Doença Falciforme (ABADFAL), Altair Lira, da coordenadora de Ações Sócio-educativas (CAS) da Secult, Tatiana Chaves e da subcordenadora de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, representando o coordenador Manoel Calazans.

A doença foi diagnosticada há 100 anos, mas a falta de informação e de divulgação ainda fazem parte do cotidiano da população. “Nesses anos todos, quantas crianças já morreram desta doença sem ter conhecimento? Então, essa iniciativa de discutir além da educação na escola é maravilhosa. As crianças serão o diferencial desta campanha”, destacou Tatiana Chaves.

“A articulação em parceria com a Secretaria de Educação vem sendo feita desde 2007, e desde então vem rendendo muitos frutos, como a cartilha sobre a doença implantada nas escolas. Hoje lançamos este concurso, que será uma importante ferramenta de apoio a nossa causa”, disse Maria Cândida Queiroz. “Uma das melhores parcerias que fizemos foi com a SECULT, afinal, precisamos informar sobre a Doença Falciforme e a forma mais eficaz é atingindo as crianças, porque elas irão reproduzir este conhecimento em casa”, reforçou Altair Lira.

O concurso, que tem como objetivo informar o alunado da rede de maneira lúdica, vai premiar os alunos que fizerem as melhores redações com o tema “Qualidade de vida para pessoas com Doença Falciforme” e será subdivido em três categorias: a primeira para alunos do 4° ao 6° ano; a segunda para alunos do 7º ao 9º ano e a terceira para alunos do SEJA I e II.

Para cada categoria serão premiados os três primeiros lugares. As inscrições poderão ser feitas no link documentos do site da Secult (www.educacao.salvador.ba.gov.br), no site da SMS (www.saude.salvador.ba.gov.br) e nas unidades escolas.

Desde 2009, no ato da matrícula, as crianças que possuem a Doença Falciforme são identificadas, o que permite um atendimento qualificado e direcionado.

Sobre a doença – A doença falciforme é a doença genética mais comum em nossa população. Os glóbulos vermelhos com hemoglobina “S” podem adotar a forma de “foice” ou “meia lua”. Essas células em forma de “foice” têm dificuldade para passar pelos vasos sangüíneos, diminuindo a circulação do sangue nos pequenos vasos do corpo, promovendo a diminuição da circulação e provocando, desta forma, lesões nos órgãos causando dor, destruição dos glóbulos vermelhos, icterícia (olhos amarelados) e anemia (palidez).

Estes fatores predispõem as pessoas a complicações sérias como AVC (derrame cerebral), infecções, úlcera de perna de difícil cicatrização, crises de dores intensas que não cedem com analgésicos usuais, sendo necessário, às vezes, o uso de morfina. O diagnóstico da doença falciforme pode ser feito no bebê logo após o nascimento, através do “Teste do Pezinho”. Já em crianças maiores e nos adultos é feito pelo exame eletroforese da hemoglobina.