Secult lança formação continuada para 356 coordenadores pedagógicos

07 de dez de 2010 - dev

A Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) iniciou, na tarde desta terça-feira (07), a formação de 356 coordenadores pedagógicos em convênio firmado com a empresa Avante, especializada em capacitação de profissionais da área da educação. Participaram do evento o secretário João Carlos Bacelar, a coordenadora do projeto, Mônica Sâmia e educadores da rede municipal de ensino.

Na ocasião, Manoel Calazans, coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, reforçou o papel do coordenador pedagógico no ambiente escolar. “Dentro da escola, a função de coordenador pedagógico nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o profissional que exerce o cargo é um auxiliar do diretor para as questões burocráticas. Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E o pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido. Porém é essa palavra que define a tarefa do coordenador: fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre”.

Para o secretário da pasta a iniciativa da Secult, em dar formação continuada para os coordenadores pedagógicos, é de fundamental importância para a educação do município, refletindo na educação dos 155 mil estudantes das escolas públicas de Salvador. Também, chamou atenção para o processo educacional no Brasil. “Sem a educação básica de qualidade teremos jovens despreparados, fomentando a violência e não teremos nunca o desenvolvimento sustentável” ressaltou Bacelar.

O objetivo da capacitação é elaborar uma publicação com aportes teóricos-práticos para apoiar na formação do corpo de coordenadores pedagógicos. Serão 15 meses de formação e os encontros serão iniciados a partir de março de 2011 até dezembro do mesmo ano. A segunda etapa é a partir de março de 2012 a julho de 2012. Os coordenadores pedagógicos de Educação Infantil e Ensino Fundamental serão distribuídos em dez turmas e os encontros serão na Associação Bahiana de Medicina, no bairro de Ondina.

A proposta inicial deste modelo de formação continuada é abrir um espaço de reflexão sobre o papel do coordenador pedagógico e suas possibilidades de intervenções para a melhoria na qualidade da educação no município. Para que isso aconteça, serão realizados seminários com a participação tanto dos coordenadores, quanto dos diretores.

Durante a palestra sobre o projeto, Mônica Sâmia, afirmou que serão coletados documentos e relatos das experiências vivenciadas pelos coordenadores da rede e todo material irá compor uma publicação que servirá de orientação para a Secult e referência para todos os coordenadores.

A rotina com foco nas questões pedagógicas, que impactem positivamente na qualidade da aprendizagem dos alunos, o fortalecimento das relações de parceria entre as escolas e a melhoria na qualidade das intervenções dos coordenadores juntos aos professores são alguns dos resultados esperados.