Secult lança programa de saúde infantil

13 de jul de 2009 - dev

Amanhã (14 de julho), a partir das 9 horas, o auditório da Faculdade Visconde de Cairu, nos Barris, vai receber cerca de 100 educadores da rede municipal, que vão conhecer o Programa de Educação para Saúde Infantil (PESI). A ação, que é fruto da parceria entre a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), UFBA e Centro Universitário da Bahia – FIB, pretende estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis nas crianças.

Para garantir o sucesso deste trabalho estão envolvidos profissionais de diferentes áreas da saúde. Os 10 Centros Municipais de Educação Infantil da rede que aplicaram um projeto piloto, contaram com participação de dentistas, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais. A equipe do PESI já diagnosticou a situação das unidades e a partir de agora vão acompanhar a rotina dos alunos para oferecer condições de um bom aprendizado.

Entre as ações, serão realizadas nos CMEIs palestras com toda comunidade escolar, capacitação de merendeiras e avaliação do quadro nutricional dos estudantes. Os profissionais terão o cuidado de conversar com cada pai de aluno sobre a importância da higiene bucal e ensinarão técnicas corretas de escovação. Todas as atividades com as crianças serão desenvolvidas em caráter lúdico como vídeos educativos e brincadeiras.