SECULT lança projeto “Abdias Nascimento – Memória Negra nas Escolas”

29 de set de 2009 - dev

Na próxima sexta-feira (02), professores, coordenadores pedagógicos e servidores da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), vão participar do lançamento do projeto “Abdias Nascimento – Memória Negra nas Escolas”. O evento será realizado às 9 horas, no auditório do órgão, no bairro do Engenho Velho da Brotas.

Na ocasião, será exibido o filme “Memória Negra”, do cineasta Antonio Olavo. Também faz parte do projeto palestras e debates sobre a cultura e o movimento negro, história da África, religiosidade e racismo. A abertura do evento terá a presença do Secretário da Educação, Carlos Ribeiro Soares, do cineasta, além de representantes da SECULT.

Dando seqüência à programação, no 5 de outubro (segunda-feira), a partir das 9h, acontece a palestra Cultura Negra e Juventude Hip Hop, com o palestrante Nelson Maka, professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal). No período da tarde, 14h, a palestra tem como tema Religiosidade de Matriz Africana, e o representante do terreiro São Jorge Filho da Goméia, Raimundo Neves, ministra palestra. À noite, 19h, o tema é Racismo Institucional e Cidadania.

No dia 6 (terça-feira), a partir das 9h, acontece a palestra Cultura Negra e Identidade. No período da tarde, 14h, a palestra tem como tema O Movimento Negro no Brasil e à noite, 19h, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a História da África. Todas as palestras serão realizadas no auditório do órgão.

História

O documentário “Memória Negra, dirigido pelo cineasta Antonio Olavo, conta a trajetória de Abdias Nascimento, um dos maiores defensores da defesa da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil, intelectual de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira. O filme, que já foi exibido em congressos, escolas, terreiros de candomblé, instituições públicas e privadas, abre “janelas” para a organização do Movimento Negro no século XX, pois, de acordo com o diretor, ao contar a história de Abdias, conta-se um pouco da história de lutas dos negros brasileiros.

Abdias Nascimento participou da Frente Negra Brasileira na década de 1930 e fundou o Teatro Experimental do Negro, em 1944. Em 1945, organizou a Convenção Nacional do Negro, e, em 1950, o I Congresso Negro Brasileiro. Anos depois, em 1968, fundou o Museu de Arte Negra. Exilado pela ditadura militar, percorreu o mundo ministrando aulas e conferências em várias universidades norte-americanas e européias, sempre denunciando a discriminação racial no Brasil.

Ao retornar do exílio, participou da histórica fundação do Movimento Negro Unificado Contra a Discriminação Racial (MNUCDR), em 7 de julho de 1978. Depois, em 1983, assumiu pelo PDT uma cadeira na Câmara Federal, tornando-se o primeiro deputado a exercer o mandato defendendo os direitos civis dos afro-brasileiros.