Secult lança projeto ‘Abdias Nascimento – Memória Negra’ nas escolas

02 de out de 2009 - dev

Todos os coordenadores regionais e pedagógicos que compõem a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), participaram nesta sexta-feira (02), juntamente com o secretário Carlos Ribeiro Soares e demais autoridades, do lançamento do projeto ‘Abdias Nascimento – Memória Negra’ nas escolas, com a exibição do vídeo Abdias Nascimento – Memória Negra.

O filme documentário retrata a trajetória do histórico militante Abdias Nascimento, um dos maiores defensores da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil. Ex-político, ele é um intelectual de grande importância para a reflexão e atividade sobre a questão do negro na sociedade brasileira, que sempre lutou pelas causas negras e contribuiu para reafirmar as políticas públicas em defesa da igualdade racial.

Ciente da importância desse ícone da cultura afro, a Secult disponibilizará o filme para as 445 escolas que compõem a rede a fim de que todos os estudantes assistam e compreendam a trajetória e entendam o valor da identidade negra. A iniciativa atende também a lei 10.639, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino cultura e historia africana e afrobrasileira.

“Com certeza esse é apenas o passo inicial para outros filmes que surgirão para fazer o resgate histórico da luta dos negros. Nós da rede municipal iremos absorver todos e colocar em prática levando a melhor formação e promovendo ações pedagógicas que contribuam com a educação e reparação”, afirmou o secretário.

Para o diretor do filme, Antonio Olavo, o objetivo do longa-metragem é mostrar o outro lado da moeda, pois a história do povo negro no Brasil foi negativada e a cultura negra criminalizada. “Eu queria, enquanto criança, ter uma Secretaria de Educação como essa, que possibilitasse a valorização da minha autoestima e me fizesse perceber a importância e a riqueza de ser negro”, disse Olavo.

A coordenadora regional do Subúrbio I, Jacirema Piedade, agradeceu em nome das 38 escolas que a CRE atende, pois, para ela, o filme é a prova da inclusão social com o povo negro sendo valorizado e inserido. “É uma honra poder levar esse trabalho adiante e com certeza nas nossas escolas terão muito estudantes que desejarão se tornar um Abdias Nascimento”, finalizou.

Programação

Dando seqüência à programação do projeto, no dia 5 de outubro (segunda-feira), a partir das 9h, acontece a palestra Cultura Negra e Juventude Hip Hop, com o palestrante Nelson Maka, professor da Universidade Católica do Salvador (UCSal). No período da tarde, 14h, a palestra tem como tema Religiosidade de Matriz Africana, e o representante do terreiro São Jorge Filho da Goméia, Raimundo Neves, ministra palestra. À noite, 19h, o tema é Racismo Institucional e Cidadania.

No dia 6 (terça-feira), a partir das 9h, acontece a palestra Cultura Negra e Identidade. No período da tarde, 14h, a palestra tem como tema O Movimento Negro no Brasil e à noite, 19h, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre a História da África. Todas as palestras serão realizadas no auditório do órgão.