Secult promove dia de beleza e reafirmação para as mulheres

08 de mar de 2012 - dev

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), por meio do Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), realizou nesta quinta–feira, o evento “Solte o Cabelo e Prenda o Racismo”, na Estação de Trem da Calçada.

“Esperamos com está ação despertar as mulheres soteropolitanas, em particular as alunas, professoras e funcionárias das escolas municipais de Salvador para a reflexão sobre o racismo e outras formas de preconceito”, afirmou a gestora do Fiema, Juçara Rosa.

O evento, que contou com a participação dos alunos das Escolas Municipais da Palestina, Maria Constança, Pirajá da Silva e Manoel Barradas, teve como objetivo elevar a auto-estima das mulheres. O público pôde participar das oficinas de maquiagem, trançado de cabelos, amarração, dança afro, dança do ventre e percussão.

“Nós mulheres negras precisamos nos qualificar, enfrentar todas as dificuldades e ter a consciência que podemos e somos capazes, além de reafirmar a nossa identidade e ocupar os nossos espaços”, ressaltou Letícia Pereira, gestora da Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus.

A ação é em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Companhia de Transportes de Salvador (CTS) e dos blocos afros Malê Debalê e Ókámbí.