Secult realiza Conferência Municipal de Educação

20 de ago de 2009 - dev

Promover discussões temáticas acerca do Sistema Nacional de Ensino, apontando requisitos básicos para a definição de políticas educacionais que permitam a inclusão social e a diversidade, são os principais objetivos da Conferência Municipal de Educação (COMED/Salvador-BA). O evento vai acontecer nos dias 24 e 25 de agosto, no Hotel Sol Bahia Atlântico, no bairro de Patamares, sob organização da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer – SECULT, em articulação com a Comissão Organizadora Municipal.

A Conferência Municipal de Educação será um evento democrático, que contará com a participação do Poder Público, dos segmentos sociais e entidades que atuam na área da educação e setores organizados da sociedade, dispostos a contribuir para a melhoria da educação básica, profissional e superior de Salvador.

Do encontro sairá um conjunto de propostas que orientarão programas e políticas educacionais no âmbito da Educação Básica, Profissional e Superior, em consonância com o Plano Municipal de Educação, para subsidiar a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação. Durante a conferência, vinte e cinco representantes de Salvador serão eleitos delegados para participarem do evento estadual.

Na COMED/Salvador–Ba, serão discutidos os seis eixos temáticos propostos pela Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Educação (CONAE), que passam por assuntos como qualidade de educação, gestão democrática, formação e valorização dos profissionais da Educação, justiça social e trabalho, bem como o 7º eixo, proposto pela Comissão Organizadora do Estado, que trata de condições de saúde e trabalho para os profissionais da Educação.

O tema da CONAE será: Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. Dessa forma, a Conferência Nacional prevê tematizar a educação escolar, da Educação Infantil ao Ensino Superior, em diferentes territórios e espaços institucionais, nas escolas, municípios, Distrito Federal, estados e país, fazendo com que pais, profissionais, gestores, agentes públicos e sociedade civil organizada de modo geral, tenham em suas mãos a oportunidade de participar da construção da educação brasileira.

Para a comunidade Educacional do Município a realização da COMED/Salvador-BA, integrada ao processo nacional, contribuirá para consolidar um diálogo constante e amplamente participativo do Poder Público com a Sociedade Civil, para a proposição e construção de políticas educacionais de Salvador.