Segunda Feira de Ciências na Escola Zulmira Torres

20 de jun de 2007 - dev

Giselle Bernardes

Professores, alunos e pais se envolveram em um dia inteiro de atividades na ultima sexta-feira, (15), na Escola Zulmira Torres, localizada no bairro do Nordeste de Amaralina. A escola promoveu a 2º Feira de Ciências: O homem e sua relação com o meio ambiente, que foi o tema deste semestre.

Cerca de 500 alunos entre 7 e 10 anos produziram, criaram e apresentaram seus trabalhos de exposição, canto e poema para quem prestigiou a feira. Com a orientação da professora Letícia Carvalho, as turmas da alfabetização dos turnos da manhã e da tarde confeccionaram um “livro” que contava um pouco das características de alguns animais.

A pequena Letícia Querino, aluna da alfabetização, lia com entusiasmo o conteúdo do jornal desenvolvido por ela e seus colegas. Enquanto isso, na sala de informática, estudantes da casa se divertiam com jogos educativos relacionados ao meio ambiente. Houve diversas atividades, como exposição de maquetes e cartazes.

Horta

Com a ajuda de um morador do bairro, parceiros e a dedicação dos integrantes da escola, a horta Zulmira Torres é dividida em “lotes”, onde cada turma é responsável pela conservação de alface, coentro, morango, sambambaias, comigo ninguém Pode, arueira e capim santo.

As sementes, o adubo e algumas mudas de plantas foram adquiridas com recursos do PDDE. Tudo que é cultivado na horta é também utilizado na merenda escolar. Segundo a diretora para não ocorrer desperdícios, os produtos são doados sempre que necessário.

Contente com as realizações da feira e o controle de qualidade interno adotado pela Zulmira Torres a diretora, Rosana Chang, afirma que as atividades são importantes, pois, “o aluno mostra o que aprendeu. Conservar e cuidar do ambiente não só na escola, mas também em casa”.

Para realizar a feira, os alunos têm aulas práticas, como visitação de locais temáticos a natureza, por exemplo, o Parque de Pituaçu.