Seis alunos da Rede Municipal viajam em novembro para intercâmbio em Portugal

23 de ago de 2018 - Jornalismo

Em uma cerimônia emocionante, os alunos da Rede Municipal de Salvador Cícero de Oliveira Neto, da Escola Municipal Professor Alexandre Leal Costa, Diego Sacramento dos Santos, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, Edilene Souza de Queiroz e Ramon Pereira Bonfim, da Escola Municipal Alfredo Amorim, Lara Saraiane de Souza Santos, Monalisa Santos de Almeida e a professora Vivianne de Almeida da Silva, da Escola Municipal Amélia Rodrigues receberam a notícia de que foram selecionados para um intercâmbio de dez dias a Portugal.

Terceira etapa do projeto “Era uma vez… Brasil”, a viagem tem como objetivo de proporcionar a alunos de escolas públicas uma experiência única, percorrendo os caminhos da corte portuguesa antes da chegada ao Brasil – período da história que é foco do projeto. Além dos estudantes e da professora da Rede Municipal, vão participar da viagem o aluno Gustavo Muritiba Reis Santos e o professor Bráulio Rodrigues de Freitas, ambos da Escola José de Almeida Seixas Filho, de Mata de São João, e o aluno Mateus Santos Souza, do Colégio Militar de Salvador.

Outro ponto alto da cerimônia foi o lançamento do livro de histórias em quadrinhos “Uma Proposta a D. João”, que reúne as 100 melhores produções dos alunos participantes de todo o Brasil. Desses, 17 são da Rede Municipal de Salvador (clique aqui e saiba mais).

Também foram exibidos os curtas-metragens de autoria dos jovens que integraram as etapas iniciais do projeto, que envolveu dez cidades e mais de 97 escolas públicas participantes de três estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. “Essa ação vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções. É a sexta vez que o Era Uma Vez…Brasil acontece.

Etapas – A primeira etapa se concentrou na inscrição na produção de histórias em quadrinhos e vídeos com a temática da transferência da família real e da Corte portuguesa para o Brasil, baseado no livro 1808, do escritor do Laurentino Gomes. No processo seguinte, os melhores avaliados seguiram para um programa de atividades em Mata de São João (Região Metropolitana de Salvador), que durou uma semana, onde os alunos ficaram imersos na história do Brasil participando de oficinas culturais de teatro, audiovisual, capoeira e HQs.

Participaram da segunda fase, 54 alunos da Rede Municipal das seguintes escolas municipais de Salvador: 2 de Julho (Trobogy); Alfredo Amorim (Ribeira); Almirante Ernesto de Mourão de Sá (Paripe); Amélia Rodrigues (Tororó); Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão); Elysio Athayde (Cajazeiras); Hildete Lomanto (Garcia); Ivone Vieira Lima (São João do Cabrito); Maria José de Paula Moreira (Ribeira); Olga Figueiredo de Azevedo (Matatu); Pirajá da Silva (Liberdade); Professor Alexandre Leal Costa (Nazaré) e Professora Suzana Imbassahy (Barbalho).