Semana da Adolescência reúne profissionais e jovens de Salvador

16 de set de 2013 - dev

Para melhor compreender a adolescência, superar o preconceito que ainda enxerga esse grupo como um problema social e construir uma agenda participativa para o desenvolvimento integral dos adolescentes, será realizada a 10º Semana do Adolescente, com o tema “Juventude, mostre a sua cara”. O evento acontece em Salvador, entre os dias 17 e 20 de setembro, com atividades direcionadas para profissionais que trabalham com adolescentes e oficinas com os jovens. As reivindicações dos participantes serão entregues ao prefeito da cidade, ACM Neto.

Nesta terça (17) e quarta-feira (18), 300 técnicos das áreas de saúde, educação e assistência social vão se reunir no auditório do Ministério Público, em Nazaré, para discutir os desafios e oportunidades vivenciados no atendimento a esse grupo. Além dos profissionais locais, a atividade contará com a presença de representantes do Ministério da Saúde e de uma unidade de saúde de Betim (MG), especializada no atendimento aos jovens.

Na quinta-feira (19), será a vez de 500 adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, de diversos bairros de Salvador, participarem de oficinas sobre atitudes, habilidades e conhecimentos que contribuem para o seu desenvolvimento integral. As oficinas serão realizadas na Faculdade Universo, na Avenida ACM, e incluem temas como autoestima, proteção, saúde, respeito à diversidade e identidades raciais.

No último dia, na sexta-feira (20), pela manhã, os participantes vão entregar a Agenda dos Adolescentes de Salvador ao prefeito, com recomendações de ações estratégicas e políticas públicas no campo da promoção do direito à educação, saúde, proteção e participação social. Pela tarde, os adolescentes vão apresentar o que foi discutido nas oficinas em uma linguagem lúdica e criativa. O encerramento acontece no auditório da Federação Espírita do Estado da Bahia, em Brotas.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Secretaria Municipal da Educação (SMED), Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), Fundação Cidade Mãe, Secretaria Municipal de Reparação (SEMUR), Projeto Axé, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC-BA) e TV Pelourinho.