Semana da Ciência e Tecnologia envolve comunidades escolares

01 de out de 2007 - dev

Estudantes de diversas unidades da rede municipal de ensino estão participando da Semana Nacional de Tecnologia, realizada entre 01º e 07 de outubro, tendo como tema este ano “Terra”, em função de questões globais, como a sobrevivência da espécie humana, riqueza do planeta, clima e poluição da atmosfera. A Secretaria Municipal da Educação e Cultura participa do evento com dois stands, na Praça Municipal, expondo os equipamentos tecnológicos utilizados na rede municipal por intermédio do Programa de Educação e Tecnologias Inteligentes (PETI).

Inúmeras outras atividades em diversos locais da cidade envolvem diretores, professores, pais e alunos das escolas do sistema municipal de ensino na programação da IV Semana Nacional da Semana da Tecnologia em Salvador. Instituída por decreto presidencial em 2004, a Semana reúne, em todo o país, uma série de ações envolvendo Poder Público, academia, institutos de pesquisa e ONGs.

Também consta da programação do evento atividades educativas nas áreas de saúde e ambiente, como o projeto Jorge Amando a Maré, executado por professores e estudantes das Faculdades Jorge Amado em parceria com os docentes e alunos dos colégios municipais da Ilha de Maré. Diretora da Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias, situada na ilha, Floricéia Carvalho das Neves esteve na abertura da Semana da Ciência e Tecnologia com professores e 140 alunos da unidade escolar. “É de extrema importância para os alunos das ilhas este contato com a tecnologia”, frisou.

Uma das novidades pedagógicas implantadas pela SMEC durante o atual ano letivo, em maio, foi a implantação das aulas multimídia, disponíveis nas 163 escolas da rede municipal de ensino que contam nas suas dependências com laboratórios de informática. Até o final de 2004, existiam somente 46 infocentros nas escolas da rede municipal de ensino. Os temas dos conteúdos das aulas são propostos pelos docentes e elaborados pelo Centro de Produção de Aulas Multimídia. O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, enfatizou que este projeto oferece às instituições de ensino um sistema de tecnologia que nunca existiu na rede e terá como resultado “um maior desenvolvimento dos nossos alunos”.

A interação do processo de ensino e aprendizagem é uma das inovações das aulas multimídia. De forma virtual, os professores e alunos podem realizar a solicitação de novas aulas, modificar as já existentes e também deixar recados no quadro de aviso. As aulas possuem diversas imagens em movimento relacionadas ao tema; textos apresentados por professores e outros pesquisados, além de animações, dentre outros recursos. Os professores escolheram temas como água; limpeza urbana; violência; mercado de trabalho; pontos turísticos e cultura baiana.

Serviço

Confira a programação da Semana de Ciência e Tecnologia

01 a 07/10: Local- Praça Municipal
09h00 às 17h00
– Aulas Multimídia
Exposição e interação com os equipamentos tecnológicos utilizados nas escolas da rede municipal através do Programa de Educação e Tecnologias Inteligentes (PETI).

01 a 07/10: Local- Praça Municipal
09h00 às 17h00
– Aulas Multimídia
– Instituto Sangari
Exposição e interação com os equipamentos tecnológicos utilizados nas escolas da rede Municipal de Salvador através do PETI.

03/10: Fábrica do Saber Professora Amélia Rodrigues
09h00 às 17h00
– Visitação ao Centro de Produção de Aulas Multimídia.
Exposição das Aulas Multimídia referentes à temática “Terra”, produzidas no Grupo de Estudos Permanentes (GEP) pelos professores de Tecnologia da rede
04/10: Local- Auditório do Palácio Rio Branco
09h00 às 11h00
– Apresentação de Aulas Multimídia.
Público-alvo: estudantes e professores

04/10: Local- Auditório do SEBRAE
15h00 às 17h00
– Palestra sobre o projeto O Futuro da Água, desenvolvido em parceria com o Grupo A TARDE.

06/10- Locais
– Escola Municipal Nossa Senhora das Candeias
– Escola Municipal de Praia Grande
– Escola Municipal Claudemira Santos Lima
– Escola Municipal de Santana
– Escola Municipal de Botelho
– Escola Municipal de Bananeiras
Atividades educativas nas áreas de saúde e ambiente, envolvendo a abordagem de conceitos científicos relevantes para a comunidade da Ilha de Maré.
Ação em parceria com as Faculdades Jorge Amado, através do projeto Jorge Amando a Maré.