Semana de tecnologia na Escola Carlo Novarese

19 de out de 2006 - dev

Estudantes da Escola Centro Educacional Carlo Novarese realizaram até o dia 19 de outubro a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Durante a feira, foram apresentados robôs, soluções para o trânsito, réplica do 14 Bis e o funcionamento de uma pista de pouso e decolagem. Tudo feito pelos alunos da 5ª a 8ª série, do Ensino Fundamental.

De acordo com o professor de Tecnologia, Roberto Machado, o evento, que teve como tema principal ‘Educação para o trânsito na cidade do Salvador’, é uma maneira de mostrar o trabalho dos alunos e incentivá-los em novos desenvolvimentos tecnológicos. “Os alunos trabalham em equipe, tomando todas as decisões de programação dos projetos. Tudo é criatividade deles”, afirma.

Machado explica que as aulas de tecnologia, principalmente a robótica, ensinam aos adolescentes como usar a inteligência artificial de forma responsável e racional. Além deste beneficio, as aulas, que são realizadas na escola há seis anos, contemplam várias áreas do conhecimento, como matemática, física, química e português.

Para o projeto, a equipe de programação formada por cerca de 30 alunos construiu um carro feito de sensor de toque, em que as informações de comandos são repassadas através de uma torre com infravermelho ligada a um computador.

O ex-aluno e monitor da escola da disciplina de Tecnologia e Robótica, Jackson Miguel da Rocha Costa, 17 anos, as aulas são importantes porque desenvolve a parte lógica e facilita nos cálculos de tempo e espaço. Já o aluno-monitor, Caik Ramon Barbosa, 12 anos, cursando a 6ª série, afirma que o mais interessante do projeto é aprender como se funciona o trânsito de uma cidade.

Em novembro, a escola participará do Campeonato Estadual de Robótica, que será realizado em Camaçari. O tema apresentado este ano será “Odisséia Oceânica: soluções que auxiliam no fenômeno Tsunami”. Caso o projeto seja classificado, a equipe da Carlo Novarese poderá participar do campeonato nacional de robótica, que será realizado no próximo ano no Rio Grande do Sul. No ano passado, os alunos tiveram foram classificados no campeonato regional, participando, assim, do nacional, onde ficarão entre os trinta primeiros colocados.