Semana do Teatro na Zulmira Torres

30 de abr de 2009 - dev

Unir educação e cultura é o objetivo da 1ª Semana do Teatro que acontece na Municipal Zulmira Torres, sediada no Nordeste de Amaralina, desde o último dia 28 (terça-feira). Temas como violência, a importância da leitura e meio ambiente foram abordados nas apresentações que movimentaram o pátio da escola.

As peças “Os Três Elementos”, “Sofia” e “Mundos dos Chicletes”, representadas por estudantes do 3º, 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental vêm sendo organizada desde o ano passado pelo grupo de teatro da unidade de ensino, possibilitando aos atores e espectadores uma gama de aprendizados como a socialização, a criatividade, a memorização e o vocabulário. “Depois que entrei para o grupo de teatro aprendi a falar em público e a me expressar melhor”, afirmou Gabriel Alves, 8 anos, do 3º ano, que participou da peça “Mundo dos Chicletes”.

O projeto tem à frente o professor teatral Jorge Borges que realiza, desde 2007, oficinas e atividades ligadas às artes cênicas. Os textos tratam de temas que estão relacionados com o cotidiano dos estudantes. “Buscamos a discussão sobre a violência gerada pela falta de entendimento e respeito ao outro”, declara Borges.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Cristina Gomes, o teatro não apenas tem a capacidade de trazer às escolas aprendizado através da fantasia, mas também de formar jovens apreciadores da arte. “O teatro utilizado de forma correta em sala de aula é de suma importância para construção do conhecimento do aluno”, diz a educadora.

Mais fotos na “Galeria de Imagens” (http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/galeria-imagens.php?dir=semanadoteatro_zulmiratorres).