Seminário abre discussão sobre assédio moral na rede municipal

27 de ago de 2010 - dev

Cerca de 350 pessoas, dentre elas gestores, coordenadores e professores da Rede Municipal de Ensino, participaram na tarde desta sexta-feira (27) do Seminário “O Professor e o assédio moral: a omissão caminha de mãos dadas com a impunidade”, realizado no Auditório da Faculdade 2 de Julho, no Garcia, pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

O coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult, Manoel Calazans, representou o secretário Carlos Soares e abriu as discussões. O evento contou com as palestras da juíza Lígia Araújo, da médica Suerda Fortaleza da Silva, dos juiz Paulo Cézar Soares e do Procurador do Ministério Público, Luis Antônio Barbosa.

Calazans agradeceu a presença de todos os presentes e destacou a importância de discussões como esta. “Precisamos assumir esse papel da discussão de temas difíceis como este, para que possamos criar um ambiente favorável de trabalho, passando também esses certos conceitos e o conhecimento das leis para nossas crianças”, ressaltou.

A Juíza Lígia Araújo, falou sobre os aspectos do assédio moral no trabalho e destacou a necessidade da compreensão de como o ato se manifesta, uma vez que é um fenômeno presente na realidade organizacional. “Frequentemente fatos de assédio moral são banalizados, e até ignorados; algumas vezes por indiferença, outras por covardia e, até mesmo, por desconhecimento”, explicou.

A proposta da reflexão sobre o assédio moral, que se revela de diversas formas, atitudes e gestos, na maior parte das vezes velados ou dissimulados, circunscritos apenas ao universo do empregador e do empregado assediado, o objetivo do seminário é ajudar a inibição de atitudes e de desrespeito, contribuindo com o conhecimento da integridade moral do servidor público no ambiente de trabalho.