Seminário discute melhoria no desempenho escolar

05 de jul de 2007 - dev

Giselle Bernardes

O auditório da Faculdade Jorge Amado, Zélia Gattai ficou pequeno para o público que prestigiou o I Seminário sobre Avaliação e Qualidade da Educação Municipal de Salvador. O evento, que aconteceu no dia 05, contou com a presença de representantes de educação dos municípios da Região Metropolitana de Salvador e também do estado de Aracajú (SE).

Marcado por propostas e debates, o seminário teve inicio com a palestra do diretor de Avaliação da Educação Básica (INEP/MEC), Amaury Patrick Gremaud, que ministrou o tema “Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)”. Com dados de 1998 a 2006, Gremaund apresentou metas do IDEB, as principais atividades do INEP e também abordou questões sobre a evolução dos instrumentos referente ao SAEB e Prova Brasil. “O objetivo é usar o sistema de avaliação para prestar conta a sociedade, introduzir a transparência e comprometer as pessoas de um modo geral em busca da melhoria da qualidade de ensino”, afirmou Gremaud.

Dando continuidade ao ciclo de palestras, a professora Lícia Beltrão, mestre em educação e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abordou o Ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica. Com a apresentação de trabalhos de ex-alunos, Licia Brandão retratou a importância do domínio da lingüística para se comunicar e expressar-se bem.

Logo depois da palestra, as cerca de 500 pessoas presentes no seminário puderam participar de um debate, podendo, assim, tirar dúvidas e expor convicções. “Esta avaliação do IDEB serve como reflexão para nós educadores. Através dela vamos analisar nossos métodos na sala de aula”, acredita a vice-diretora da Escola Municipal D. Pedro I, Simone Azevedo.

Segundo a vice-diretora, a escola está em um processo de revisão de projeto pedagógico, promovendo encontros que definem melhor a avaliação a ser aplicada na sala de aula, a fim de melhorar o desempenho do alunado. Já a professora da Escola Municipal Castelo Branco, Maria Claudia Dias acredita que é válido a discussão sobre o IDEB para a busca constante de uma educação básica de qualidade. “Devemos buscar melhorias para educação. Esta preocupação é diariamente discutida na unidade que leciono. Lá fazemos diversos projetos para melhorar o desempenho dos nossos alunos e buscando sempre a participação da família”.

Ainda sobre a importância do Encontro, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, afirmou a importância da parceria, professores, alunos, pais e sociedade na busca de soluções para reverter o quadro crítico que a educação vem passando. “O IDEB é uma provocação importante para reflexão de como os professores estão sendo formados e como eles estão repassando este conhecimento para nossos alunos. Temos que criar um sistema de educação eficaz para o melhoramento do desempenho dos estudantes da rede municipal”, enfatizou.

O secretário apresentou os dados de redução da evasão e reprovação na rede municipal, as diretrizes educacionais para o biênio 2007 e 2008 e propostas de melhoria do desempenho da rede.