Os encontros nas regionais de Salvador foram precedidos da reunião do Grupo de Trabalho Institucional, que aconteceu no dia 11 de setembro de 2015. O grupo passou a contar com mais educadores. Eles acompanharam uma palestra da educadora Telma Weisz, que discorreu sobre experiências brasileiras de projetos curriculares, a exemplo do PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), e defendeu que os modelos de currículo devem estar vinculados à uma orientação didática. “De forma solta, ele não é nada. O currículo tem que está à serviço do professor, que tem que ensinar aos meninos”.
Telma também lembrou da trajetória do ensino da alfabetização no Brasil, no qual é referência nacional. “A realidade que existia até 1994 era que 50% dos meninos eram reprovados ao fim do terceiro ano. Era uma tragédia”. Uma das tentativas de mudar esse quadro foi o Profa, o Programa de Formação de Professores Alfabetizadores, do qual Telma foi uma das coordenadoras (para se aprofundar sobre este tema, leia a entrevista que fizemos com a educadora).
A educadora também mostrou exemplos de currículos que são orientados por expectativas de aprendizagem e não por habilidades, como é o caso atual de Salvador.
Foto: Luciana Rios”.