Seminário discute novos rumos para educação em tempo integral

24 de set de 2010 - dev

Novas perspectivas para a educação no município de Salvador foram discutidas nesta sexta-feira (24), durante o Seminário de Educação Integral e Integrada promovido pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult).

Educadores, gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino participaram da abertura do encontro com a alegria da fanfarra e das apresentações de dança dos alunos das escolas municipais Teodoro Sampaio e Antonio Pithon Pinto.

O professor José Albertino Carvalho Lordelo, da Universidade Federal da Bahia, ministrou a palestra de abertura e ressaltou que a educação em tempo integral deve ser a mais completa possível nos aspectos cognitivos, afetivos, políticos sociais e étnicos culturais.

“Com isso observamos o desenvolvimento da criança e do adolescente em suas múltiplas dimensões considerando corpo, mente e a vida social, além da construção do sujeito humano, critico e participativo”, disse.

O programa Mais Educação foi implantado na rede em 2008, com a atuação de 17 escolas. Atualmente o programa já beneficia 133 unidades, reforçando a importância das ações. O secretário Carlos Soares ressaltou que a estratégia é muito eficaz, pois garante a inclusão social e protege o aluno dos possíveis contatos com o tráfico e a violência.

“Além de trazer para dentro da escola a família do aluno e a comunidade, para que eles se sintam, de fato, parte do contexto escolar”, pontuou o secretário, lembrando que o desejo é ampliar o programa para todas as escolas da rede.

A Escola Municipal Teodoro Sampaio, situada no Bairro da Santa Cruz, é uma das contempladas com o programa, que possibilita a promoção de atividades diversas para os mais de 1500 alunos e a comunidade.

“O movimento na escola com as famílias é intenso e a comunidade participa ativamente das programações recreativas. O foco do programa é o aluno, mas, o envolvimento desses atores é fundamental para o sucesso”, disse a gestora da unidade, Maria de Lurdes Torres.

Abordagens – A participação pedagógica, a motivação para a jornada escolar, o diagnóstico da realidade de cada escola e o papel do gestor também foram um dos pontos reforçados no encontro. O envolvimento desses atores é imprescindível na aplicação das atividades desenvolvidas nas unidades escolares. O compromisso leal do educador garante que o programa aconteça fortalecendo a necessidade de expandir o Mais Educação para todas as 418 escolas públicas.

Maria de Lourdes Barbosa, coordenadora do programa no município, afirmou que é de grande relevância as ações no contra turno escolar. Muitas vezes as atividades tiram os alunos das ruas, possibilitando uma aproximação com atividades de lazer, esporte, cultura e garantindo o ensino aprendizagem.

“Manter os alunos nas escolas é promover uma educação integrada, não apenas para o título de escola em tempo integral, e sim desenvolvendo ações reais e não fictícias”, reforçou Manoel Calazans, coordenador de Ensino e Apoio Pedagógico da Secult.

Durante a tarde, ações articuladas de saúde e educação foram apresentadas, além das apresentações de experiências exitosas de Escolas como Arte e Alegria, Órfãos de São Joaquim e Novo Marotinho.