Seminário “Educação Indígena no Currículo Escolar”

14 de abr de 2009 - dev

Um cocar, adereços inusitados e muita pena é a marca transmitida na maioria das escolas sobre os povos indígenas. Uma imagem folclórica e estereotipada que deixa de lado a imensa diversidade cultural e linguística que contribuíram para a formação da cultura brasileira.

Em conformidade com a Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e indígena nas escolas, a Municipal Cidade Vitória da Conquista realiza o seminário “Educação Indígena no Currículo Escolar”. O evento tem como objetivo enriquecer a ação docente através do aprofundamento teórico e prático sobre a temática.

O encontro acontece no dia 17 de abril (sexta-feira), na Casa da Música – Lagoa do Abaeté, em Itapuã. Na programação, pela manhã, a pedagoga Suzana Martins apresenta uma análise da lei, e a coordenadora estadual de Educação Indígena, Rosilene de Araújo, conta histórias Tuxá. Pela tarde, a professora indígena, Arissana Braz, realiza oficina para mostrar maneiras de abordar a questão indígena nas salas de aula. Ao final, os participantes receberão certificados de participação.