Seminário Educação Para o Século XXI- Secretário realiza palestra sobre educação étnico-racial

06 de nov de 2006 - dev

Seminário Educação Para o Século XXI
Secretário realiza palestra sobre educação étnico-racial

O secretário Ney Campello participou, no dia 06 de outubro, no auditório da reitoria da UFBa, do seminário “Educação para o século XXI”. O secretário foi um dos expositores da Mesa “Receptividade e Aplicação da Lei nº 10.639/03 nas Redes Municipal, Estadual e Privada”. Durante sua palestra, enfatizou o a ação pioneira de Salvador, primeira capital do Brasil a implantar em toda a rede pública o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira e Africana.

“Esta ação só está sendo possível graças ao apoio do CEAO e do movimento negro. Afinal, é preciso compartilhar com a sociedade o compromisso do estabelecimento das políticas públicas”, esclareceu. O secretário também frisou a importância do recém-criado Fundo Municipal para o Desenvolvimento Humano e Inclusão Educacional de Mulheres Afrodescendentes (Fiema), em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECI), Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e Ministério Público do Estado da Bahia. Por meio deste Fundo, serão destinados 5,6 milhões, provenientes do repasse de verbas educacionais do governo federal, para inclusão educacional e social de mulheres afro-descendentes.

O Fundo tem como principal objetivo formular, executar e financiar programas, projetos e ações que promovam o desenvolvimento e a inclusão educacional. A SMEC pretende combater a evasão escolar, e lograr a conclusão do ensino fundamental entre as mulheres afro-descendentes que vivem em situação de pobreza.

Para isto, serão implantados, a partir de 2007, programas de melhoramento da qualidade do ensino, com adoção de currículos diferenciados, métodos alternativos de educação e gestão de unidades escolares. Além disso, serão inseridos modelos educacionais com a perspectiva de gênero, reconhecimento de diversidade cultural e respeito à diversidade étnica.