Seminário Internacional “Construindo Caminhos para o Sucesso Escolar”

28 de jun de 2007 - dev

O secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, participou do Seminário Internacional “Construindo Caminhos para o Sucesso Escolar”, realizado de 25 a 27 de junho, em Brasília. O evento teve como objetivo discutir alternativas pedagógicas concretas para melhorar o aprendizado das crianças brasileiras.

O Seminário reuniu diversos dirigentes e representantes do sistema municipal e estadual da educação do Brasil. Foi promovido pela UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Ensino (Undime).

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, a rede municipal de educação em Salvador “vem desenvolvendo alternativas de elevação do rendimento escolar, inclusive promovendo um seminário de avaliação do desempenho do sistema municipal de ensino. O fracasso escolar em nível nacional está sendo discutido e as ações estão sendo elaboradas para a reversão do quadro atual”.

Para a coordenadora Pedagógica da SMEC, Ana Sueli Teixeira de Pinho, o Encontro foi importante porque possibilitou conhecer as experiências educacionais desenvolvidas em outras cidades brasileiras. “Estar em contato com outras experiências serve de inspiração para o planejamento de ações concretas que contribuam para elevação dos índices de desempenho escolar de Salvador. Algumas das ações apresentadas já integram o planejamento da SMEC para o biênio 2007 e 2008”, afirma.

Além do compartilhamento das experiências, o seminário oportunizou a discussão sobre os caminhos viáveis para a gestão pública na direção do sucesso escolar das crianças e dos jovens. A partir da análise de dados sistematizados e experiências desenvolvidas por setores públicos de educação, o evento sinalizou os fatores que poderão contribuir para a melhoria da qualidade da educação, de modo geral, e do desempenho escolar, de modo particular; e também sistematizou condições e propostas de ações passíveis de serem desenvolvidas por órgãos públicos responsáveis pelos sistemas de educação no país.