Seminário promove a saúde nas escolas

06 de ago de 2007 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura realizou no dia 06 de agosto, às 14h00, no auditório da Fundação Visconde de Cairu, o I Seminário de Promoção à Saúde na Rede Municipal de Ensino. Um dos objetivos da ação foi apresentar aos gestores escolares o diagnóstico das condições de saúde ambiental e de segurança na produção de alimentos nas escolas municipais.

O diagnóstico surgiu do grupo de trabalho das secretarias municipais da Educação e Cultura e Saúde (SMS), tendo a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (Ufba) como parceira. O estudo analisou 138 escolas do sistema municipal de ensino. Segundo Ryzia de Cássia Cardoso, da Escola de Nutrição da UFBa, foram observadas questões visando atender a resolução RDC nº 216, de 15/09/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que faz considerações sobre a higiene e a segurança na preparação da merenda escolar para garantir a integridade dos alunos.

Também foi realizada pela coordenadora de Ações Sócio-Educativas da SMEC, Juçara Rosa, uma palestra sobre alimentação escolar. “Na rede municipal de ensino foram contratadas nutricionistas e hoje temos um cardápio bastante nutritivo, com carne, frango, peixe, arroz, feijão, legumes e verduras”, pontuou.

De acordo com o secretário municipal de Educação e Cultura em Exercício, Cláudio Silva, “encontramos no início desta administração uma merenda constituída basicamente de suco, biscoitos e um doce. Na realidade, era um lanche. E uma rede física com as mínimas condições sanitárias. Desenvolvemos ações de higienização nas escolas, como um programa de combate a pragas e roedores; um controle rígido do estoque e transporte de alimentos e o novo Programa de Alimentação escolar, que inclui a oferta de uma refeição com os nutrientes necessários para o nosso alunado”, avaliou.

No final do seminário, foi realizado um encontro com os diversos parceiros da Prefeitura e Governo do Estado envolvidos nas questões transversais de promoção da saúde no ambiente escolar, tais como a secretaria Municipal de Saúde, Limpurb, SUMAC, Superintendência de Parques e Jardins e Embasa.