Seminário sobre Educação Integral mobiliza docentes municipais

24 de set de 2013 - dev

Durante todo o dia desta terça-feira (24), cerca de 400 professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino participam do 4º Seminário Municipal de Educação Integral. O evento, realizado pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (Cenap), será realizado até as 16h30, na Unopar, no Iguatemi. A abertura do encontro foi realizada pela subsecretária de Educação, Teresa Pontual, pela professora e coordenadora da Cenap, Luciene Costa, e pela coordenadora regional de Itapuã, Enaide Tavares.

O encontro tem como objetivo aprofundar as reflexões sobre a política de Educação Integral e sua implementação no município de Salvador. Atualmente, a rede tem nove escolas em tempo integral e 183 que participam do programa Mais Educação. “É um evento anual que acontece no município para o aprofundamento do debate da Educação integral em Salvador”, afirmou Maria de Lourdes Barboza, coordenadora do Programa Mais Educação em Salvador.

Nos projetos de Educação em Tempo Integral e jornada ampliada, os alunos participam no contra turno de atividades complementares de cultura, arte, esporte e letramento (matemática e português). “Ocupar o aluno no turno oposto com atividades lúdicas, evita que ele fique na rua e siga por caminhos errados”, afirmou a coordenadora pedagógica da Municipal Manuel Barradas, Gecina Maciel.

“É um desafio muito grande para a rede ampliar o tempo dos alunos nas escolas e essa é uma das metas do prefeito ACM Neto que pretende, até 2016, ter 40 escolas em tempo integral e construir cinco Centros de Educação em Tempo Integral em Salvador”, afirmou a subsecretária Teresa Pontual. Ao todo, 27 mil alunos do Ensino Fundamental são beneficiados pelo ensino em tempo integral e pela jornada ampliada.

Durante a manhã, os professores participaram da palestra Educação Integral e Desenvolvimento Humano, ministrada pelo professor e mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Marcio Dórea. Já pela tarde, a palestra sobre Educação Integral e Alfabetismo será ministrada pelo professor, pesquisador e coordenador pedagógico da Escola Municipal Sociedade Tomé de Souza, Ivanildo Cajazeiras.

O evento foi animado pelas apresentações dos alunos do grupo de dança da Escola Municipal Beatriz de Farias e dos alunos da Francisco Leite, com o Festival Folclórico de Parintins do estado do Amazonas.