Seminário sobre técnicas cognitivas mobiliza docentes

27 de set de 2012 - dev

Nesta sexta-feira (28), a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Associação Mente Viva, realiza o primeiro Protótipo Educacional – Seminário para Implementação de Programa da Cultura da Paz em Salvador. Voltado para professores e gestores das escolas integrantes do Projeto “Caleidoscópio: múltiplos olhares, um só compromisso”, o evento será realizado das 8h30 às 17 horas, pela médica gaúcha Mariela de Oliveira Silveira, fundadora da Ong Mente Viva, no Anexo II da Secult.

O objetivo do seminário é refletir sobre o momento atual no que diz respeito à tecnologia, desenvolvimento e relacionamento humano. Abordará de forma prática e clara, aspectos da neurobiologia, mostrando o que está acontecendo com o ser humano para se adaptar as atuais tendências. O evento será embasado nos mais recentes estudos científicos sobre as técnicas cognitivas, como o treinamento da meditação, de pesquisadores brasileiros e internacionais.

A partir do seminário o professor terá subsídios para utilizar as técnicas em sua escola. Além disso, o encontro trará atividades práticas e interativas, mostrando como é possível a construção de uma educação baseada na cultura da paz. O Projeto Educação Em Primeiro lugar, da Secult, tem como propósito principal colocar de fato a Educação em Primeiro Lugar através de diversas ações que possibilitem a interação entre inciativas, experiências e propostas que favoreçam a consolidação do novo modelo educacional, ideal para atender aos desafios e contextos do século XXI.

PROJETO MENTE VIVA – Mente Viva, uma associação para a promoção da paz, surgiu em 2007 nas escolas de Gramado, Rio Grande do Sul. Foi criada por um grupo de voluntários com o objetivo de ajudar a reduzir a violência escolar e proporcionar um ambiente mais saudável para o desenvolvimento do ser humano.

Em 2010 este programa se uniu a POA em Paz, uma instituição com os mesmos valores e objetivos quando passaram a atuar também nas cidades de Porto Alegre e Grande Porto Alegre. A meditação é uma das ferramentas fundamentais e mais utilizadas nestes locais. A grande vantagem observada pela associação, quando comparadas a outras técnicas, é que esta é de fácil execução e praticamente sem custos.

Qualquer professor ou educador tem a possibilidade de fazer com seus alunos, uma vez que estiverem treinados. Os resultados aparecem rapidamente e são reportados pelas crianças, adolescentes e professores que a praticam. Além disso, quantitativamente também está sendo medido. Instrumentos de neuropsicologia estão sendo utilizados para aferir as habilidades cognitivas dos praticantes como capacidade de dar resposta a estímulos, atenção e memória, além do desempenho escolar e relacionamento afetivo na escola e na família.