Seminários Regionais refletem a prática pedagógica em Salvador

28 de set de 2016 - Jornalismo

Com o tema “O Currículo Nossa Rede em Sala de Aula: Reflexões sobre a prática”, as dez Gerências Regionais de Educação (GREs) da rede municipal de ensino de Salvador se reuniram no auditório do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) de  26 a 28 de setembro para refletir sobre as práticas pedagógicas em sala de aula das séries iniciais do ensino fundamental. O encontro foi promovido pela Secretaria Municipal da Educação (SMED), em parceria com o Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), responsável pela metodologia de elaboração do novo material didático adotado pela rede e produzido em conjunto com os educadores.

Esta é a terceira vez que os Seminários acontecem, desde agosto de 2015, quando o convênio com o ICEP começou. Cerca de 200 pessoas por turno participaram dos três dias de evento. Os Seminários Regionais são o espaço para se pensar como qualificar a educação no âmbito do município a partir de um trabalho colaborativo, como preconiza a metodologia do Instituto Chapada. Nesta edição, eles serviram também como preparação para o III Seminário Municipal Nossa Rede, evento de maior porte que ocorre na primeira quinzena de novembro, com palestras e minicursos.

Professores, Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares fizeram relatos do êxito que têm tido a partir do uso dos novos cadernos didáticos de Língua Portuguesa e Matemática. Foram 12 narrativas, conduzidas por educadores que estão no dia a dia em sala de aula e trataram da realização de atividades como Parlendas e Adivinhas, Sarau de Poesias, Assombra-Ação e Seguindo um Autor. Os presentes conheceram também as orientações curriculares de Geografia, História e Ciências, que darão origem a novos cadernos didáticos.

dsc_0368

Nessa edição foi apresentada uma iniciativa pioneira do projeto Nossa Rede: o primeiro álbum musical, de uma coleção de quatro volumes que a SMED vai lançar em parceria com a Pracatum. A coletânea trabalha o conteúdo didático por meio de ritmos baianos tradicionais e contemporâneos e conta com a participação de músicos e cantores consagrados, como Margareth Menezes, Márcio Vitor, Carla Visi, Carlinhos Brown e Saulo.

Cadernos Didáticos

Os cadernos pedagógicos trazem uma metodologia pioneira e inovadora no âmbito da educação pública brasileira: foram construídos coletivamente pela rede de educadores do município e o conteúdo é apresentado dentro dos contextos e da identidade cultural de Salvador. Em torno de 2.080 educadores participaram dos Grupos de Trabalho, conduzidos pelo ICEP para a construção do material, que conta com 80 diferentes volumes e traz ainda páginas ilustradas por desenhos feitos pelos estudantes, dentre outras imagens.

O projeto beneficia mais 76 mil alunos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), cerca de 4.500 professores, 540 coordenadores pedagógicos e 332 gestores escolares, além de 60 coordenadores pedagógicos, nas 10 gerências regionais.

dsc_0351