Servidores da SMEC participam do Profuncionário

01 de abr de 2008 - dev

Funcionários da área administrativa da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) participaram ontem (31) da aula inaugural do Profuncionário – programa de formação técnica, que visa oferecer capacitação para que os servidores possam exercer suas funções nas unidades escolares com maior embasamento e, conseqüentemente, satisfação. O primeiro encontro foi realizado no Instituto Anísio Teixeira (IAT), localizado na Paralela.

O programa é uma parceria do Ministério da Educação (MEC) com os governos Federal, Estadual e Municipal e oferece cursos de Gestão Escolar e Meio Ambiente. As aulas são ministradas à distância através dos infocentros instalados na rede municipal de ensino e em caráter presencial, duas vezes por semana, no IAT. Para os alunos dos municípios de Dias D’Ávila e Camaçari, foram disponibilizados ônibus para o transporte à instituição de ensino, nos dias de aulas presenciais.

De acordo com a coordenadora Executiva do Profuncionário, Kátia Ramos, foram disponibilizadas 300 vagas para serem distribuídas entre os trabalhadores dos municípios de Salvador, Dias D’ Ávila e Camaçari. “A intenção é ampliar para 1,5 mil vagas, pois muita gente tem interesse em participar do programa. A categoria precisava dessa oportunidade. Eles saberão valorizar”, diz.

Para Cássia Cristina, uma das 10 professoras tutoras do projeto em Salvador, essa formação dará aos funcionários melhores condições para que possam gerenciar as escolas nas quais atuam. “Eles terão autonomia e saberão reconhecer problemas e ajudar no aprimoramento das escolas”, afirma.

A aluna do programa, Dilma dos Santos, trabalha no Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Guadalupe como secretária escolar e confirma a expectativa da equipe organizadora. “Eu me sinto uma privilegiada e estou com muito entusiasmo para melhorar minhas técnicas de trabalho e até, quem sabe futuramente, conseguir algo melhor”.

O Profuncionário tem duração de um ano e oito meses. Para colocar em prática os conhecimentos adquiridos, os alunos participarão de um estágio não remunerado na própria unidade escolar. O material didático, o lanche e a alimentação serão fornecidos gratuitamente. Atualmente existem 10 turmas com 30 alunos cada e as aulas acontecem no horário oposto ao do expediente de cada trabalhador.

Um novo processo seletivo deve acontecer nos meses de julho e agosto, através de inscrição on-line. Os pré-requisitos para participar da seleção é ter concluído o nível médio e estar trabalhando em unidade escolar.