Sete escolas terão calendário especial

26 de fev de 2008 - dev

Em sete escolas da rede municipal de ensino, será elaborado um calendário especial para o ano letivo de 2008 devido à realização de obras. Nas outras 368 escolas e 47 creches administradas pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura, as aulas tiveram início no dia 18 de fevereiro e o encerramento do ano letivo será no dia 23 de dezembro. Recentemente, a SMEC iniciou um processo de reforma em 123 escolas da rede municipal. Na maioria das escolas as obras já se encerraram e em outras o processo de reformas não atrapalha as aulas. Já em sete escolas, que representam 1,68% da rede municipal de ensino, as aulas começarão, num prazo máximo, no mês de março.

O calendário especial será adotado nas seguintes escolas municipais: Carmelitana 25 de Agosto (Uruguai); Educador Paulo Freire (Arraial do Retiro); São Domingos Sávio (Ondina), Antônio Carlos Onofre (Federação); Baha’i (Nova Brasília), Rômulo Galvão (Pau da Lima) e Alto de Coutos. Deste total, seis escolas foram municipalizadas.

“Não houve um cuidado devido nas gestões passadas com o processo de municipalização. Assim, a Prefeitura assumiu a administração de diversas unidades de ensino em condições precárias. Desde 2005, iniciamos um processo de ampliação e reestruturação da rede física escolar”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura em exercício, Cláudio Silva. Desde o inicio da atual gestão, já somam oito escolas inauguradas e quatro reconstruídas e ampliadas, além de treze completamente restauradas.

Hoje (27), a Prefeitura entregou à população de Cajazeiras VIII uma nova instituição de ensino: a Escola Municipal Professora Sônia Cavalcanti, com capacidade para 330 alunos, funcionando nos turnos matutino e vespertino e contando com laboratório de informática. Atualmente, 168 escolas possuem infocentros nas suas dependências. Até o final de 2004, somente 56 escolas
tinham laboratórios de informática.

No mais recente processo de municipalização, ocorrido no último dia 14, onde o Governo do Estado entregou 45 unidades de Educação Infantil à administração municipal, foi assinado entre as partes um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), intermediado pelo Ministério Público Estadual, visando a transferência de unidades em condições físicas plenas para o processo de ensino e de aprendizado. “Após a realização de reformas, o governo do Estado nos entrega os Centros Municipais de Educação Infantil em boas condições de funcionamento”, afirma o secretário Cláudio Silva.