Show de beleza e técnica na final de GR dos Jogos Estudantis

30 de jun de 2012 - dev

A 27 dias das Olimpíadas de Londres, o show de técnica e de beleza ficou por conta das ginastas da rede municipal de ensino de Salvador, que participaram, na manhã deste sábado, da final da Ginástica Rítmica (GR) dos Jogos Estudantis. Trinta atletas de dez escolas participaram da competição, realizada pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), no Ginásio Nelson Cazumbá, em Valéria, inaugurado pelo órgão no dia 29 de março deste ano.

E, assim como as apresentações das atletas profissionais, além da técnica, o visual das meninas foi um show à parte. Maquiagem marcante, acessórios nos cabelos, além dos tradicionais collants coloridos e bordados, abrilhantaram ainda mais o espetáculo. Outro ponto alto da competição foi a apresentação na abertura e no encerramento da Seleção Municipal de GR, composta por 18 meninas que já são exemplo para as colegas.

E ao iniciar suas apresentações, as atletas contaram com o apoio da torcida, formada por pais, professores e alunos das escolas participantes. “Realizar a competição em um local nosso, onde a gente tem espaço para realizar as apresentações e de exercitar a nossa criatividade, com certeza reforçou ainda mais a competição”, comemorou Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva da Secult, acrescentando que o espaço também é utilizado para o treinamento das ginastas da seleção municipal.

Pela primeira vez participando de uma competição, a atleta Cintia Carvalho, 12 anos, da Municipal Ricardo Pereira, era uma das mais apreensivas. Ela chegou a chorar após sua apresentação. “Eu errei e estou muito triste por isso”, disse com cobrança de profissional. Mas, a disciplina dela foi recompensada minutos depois com o anúncio da premiação: Cintia ficou em primeiro lugar na categoria Juvenil. “Eu estou tão feliz que nem tenho palavras. Meu sonho é ser uma atleta profissional”, disse confiante e já com o troféu em mãos.

EDUCAÇÃO ESPORTIVA – Ivone Portela ressalta que o foco do programa é a recreação e a garantia do direito constitucional ao lazer e à prática esportiva de qualidade, mas que é possível identificar grandes talentos em meio as 2500 alunas que fazem aula de GR na rede municipal. A presidente da Federação Baiana de Ginástica, Elisa Lemos, era uma das mais emocionadas com o evento.

“É muito gratificante ver que a Secult está fortalecendo o esporte e popularizando a ginástica. Esse programa tem uma função pedagógica e social muito importante e além de tudo isso, ainda nos revela grandes talentos. A ginástica baiana está em festa”, destacou. A federação, em parceria com a Secult, também realiza um curso de capacitação em ginástica para os professores de Educação Física da rede municipal que participam do programa.

Classificação final:

– Categoria Pré-infantil

1º: Kailane Santos – Municipal Milton Santos (Valéria)
2º: Alana Santos – Municipal N. Srª. Dos Anjos (Brotas)
3º: Bianca Gama – Municipal Senhor do Bonfim (Plataforma)

– Categoria Infantil

1º: Jaqueline Souza – Municipal Cecília Meireles (Castelo Branco)
2º: Kelly Rejane – Municipal Milton Santos (Valéria)
3º: Jamile Pimentel – Municipal Francisco Leite (Águas Claras)

– Categoria Juvenil

1º: Cintia Carvalho – Municipal Ricardo Pereira (Cajazeiras)
2º: Sara Santos – Municipal Senhor do Bonfim (Plataforma)
3º: Emile Oliveira – Municipal Hildete Bahia (Pernambués)