SMA divulga serviço on line para professores

04 de fev de 2010 - dev

Durante a aula inaugural da Jornada Pedagógica, a Superintendência de Meio Ambiente do Município (SMA), através da Gerência de Educação Ambiental e Consciência Ecológica, divulgou o site do Serviço de Apoio Pedagógico Online (Sapo) para os cerca de seis mil docentes da rede municipal. O serviço foi criado 2006 e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de práticas pedagógicas, relacionadas ao tema transversal meio ambiente.

Em 2010, o site apresenta novos temas, possibilitando um melhor entendimento dos problemas ambientais e alternativas para a construção de uma sociedade mais sustentável em nossa cidade, e também links como as “Oficinas Práticas” que podem ser aplicadas nas escolas e replicadas no nosso dia a dia. A idéia tem como marco despertar na comunidade escolar a percepção para as novas tecnologias sustentáveis, em beneficio da preservação dos recursos naturais e futuras gerações e sensibilizar o nosso público jovem para a adoção de novos hábitos.

Como proposta inovadora oferece aos professores da rede municipal espaço interativo para publicação de artigos, a partir do desenvolvimento das oficinas práticas com seus alunos, valorizando as atividades realizadas pelos educandos em sala de aula e a socialização dos projetos ambientais aplicados nas escolas.

Segundo a gerente de Educação Ambiental da SMA, Margareth Martinez Falcão, a sensibilização através da informação sobre os problemas ambientais da atualidade, quer despertar nas pessoas o valor da conservação do meio ambiente, não somente para as novas e futuras gerações.

Ela considera ainda que a contribuição da educação ambiental para minimizar os problemas causados ao meio ambiente e a saúde pública, favorecendo à mudança de hábitos de consumo e manejo adequado de resíduos, é indispensável no contexto educacional e deve ser aplicada de forma continuada nas escolas. “Devemos formar cidadãos mais conscientes e preocupados com o espaço do qual fazem parte”, disse Margareth.