SMEC abre inscrição para o curso de Atendimento escolar no ambiente hospitalar

07 de mar de 2007 - dev

Começaram no dia 08 de março as inscrições para o curso de “Atendimento escolar no ambiente hospitalar”, que tem como objetivo oportunizar aos docentes da rede municipal de ensino o conhecimento teórico-prático da atuação do docente na escola hospitalar e no atendimento domiciliar. A capacitação está sendo promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), Instituto Hospitalar Criança Viva, em parceria com a Uniced (Universidade Aberta da Educação e Cultura). Os professores interessados podem se inscrever até o dia 12 através do endereço eletrônico da Uniced (http://www.open-school.com/uniced/) ou por meio do site da SMEC (http://www.smec.salvador.ba.gov.br).

O curso, que terá duração de 112 horas, será dividido em teoria e prática, onde os professores aprenderão como atender às principais necessidades dos alunos-pacientes. As aulas práticas estão focadas em uma ação integrada, coletiva e supervisionada. Serão realizadas atividades, como visitas técnicas nas escolas hospitalares, elaboração de projeto, levantamento bibliográficas, demarcação do problema de pesquisa e elaboração de artigo, além do estágio supervisionado.

As aulas serão realizadas na Uniced (Universidade Aberta da Educação e Cultura), localizada no Itaigara (prédio da Telemar), a partir do dia 02 de abril.

Escola Hospitalar

O Programa Hospital Criança Viva, criado em 1991 tem como propósito garantir a escolaridade dos alunos pacientes internadas por diversas patologias crônicas como:hepatite,desnutrição,anorexianervosa,megacolon,pneumonia,ortopedia, queimadura,cardiopatias,câncer,AIDS,e o seu desenvolvimento biopsico-social,evitando que o aluno paciente permaneça como “aluno conservado” na série que estuda.

Os projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas hospitalares têm como objetivo a realização de vivencias que desenvolvam as imagens intuitivas, os sentimentos, percebendo o valor e o sentido das emoções, a capacidade de encadeamentos lógicos de raciocínio e a capacidade de se relacionar como mundo através das percepções e do imaginário, percorrendo as diversas áreas do conhecimento, relacionando-as aos conteúdos programáticas de acordo coma faixa etária e grau de escolaridade dos alunos pacientes.

O programa funciona nas seguintes unidades de saúde: Casa de apoio a Criança Cardiopata (Atendimento Pedagógico Domiciliar) Gacc (Atendimento Pedagógico Domiciliar), Unidade de Onco-hematologia Pediátrica Erik Loeff, Hospital Couto Maia, Hospital Martagão Gesteira, (mantendo a continuidade do projeto Criança Viva desde 2001), Hospital Roberto Santos (Unidade de Nefrologia Pediátrica) e Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira (anexo ao hospital das clínicas, mantendo a continuidade do projeto Criança Viva desde 1999).