SMEC apresenta Programa de Educação e Tecnologias Inteligentes

03 de abr de 2007 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura lançou, no dia 30 de março, o Centro de Produção de Aulas Multimídia, desenvolvido pela empresa SCA Educandus, responsável pela produção de conteúdos multimídia em CD-ROM e WEB. O evento foi realizado no Teatro Jorge Amado para mais de 150 diretores da rede municipal de ensino, que conheceram o software educacional.

O objetivo do software educacional é melhorar a qualidade de ensino com o uso da tecnologia, dando eficiência ao planejamento e elaboração de aulas. O aprendizado será nas diferentes áreas do conhecimento, permitindo a utilização imediata da tecnologia educacional no processo ensino-aprendizagem. No total, serão 32 aulas para as classes da 1ª a 4ª série e 40 para 5ª a 8ª.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, os docentes podem enriquecer o conteúdo didático através da interface gráfica que tem uma grande facilidade de aplicação. Ele explica que a ferramenta é um recurso de comunicação integrada entre professores e alunos da rede municipal de ensino.

Através deste sistema, os estudantes poderão aprender disciplinas, como matemática, ciências e geografia de uma forma muito mais divertida. No Centro de Produção de Aulas Multimídia, o professor pode utilizar em suas aulas animações, simulações e jogos tecnológicos como ferramenta educacional. No total, serão atendidos cerca de 90 mil estudantes e três mil professores de 150 escolas da rede municipal de ensino.

PETI – As aulas multimídia fazem parte do Programa de Educação e Tecnologias Inteligentes (PETI). O programa incorpora outras tecnologias de ponta, como mesas educacionais, robótica, laboratório de ciências, introdução à ciência e tecnologia e alfabetização digital. O PETI está sendo implantado simultaneamente em cerca de 200 unidades municipais de ensino.

O programa visa oferecer aos estudantes da rede municipal um aprendizado criativo, através do uso da tecnologia. O PETI engloba mais quatro programas: Mesa Educacional Alfabeto, do Grupo Positivo; aprendizado de ciências, matemática e física, da Brinkmobil; Kidsmart, da IBM; iniciação cientifica do Instituto Sangari e Robótica, da Lego.