SMEC apresenta programa em congresso internacional

22 de abr de 2008 - dev

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), participa do X Congresso Internacional de Cidades Educadoras, com representantes de 13 países: Espanha, França, Itália, Argentina, Chile, Finlândia, Portugal, Alemanha, Uruguai, México, Colômbia, Coréia do Sul e Brasil. O evento que tem como tema “Construção de Cidadania em Cidades Multiculturais”, acontece em São Paulo, nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril. Foram selecionados 99 projetos de 34 cidades brasileiras.

Na ocasião, profissionais da SMEC apresentam o programa “Salvador Cidade das Letras – Um Recorte Ialodê (mulher sábia)”. Implantado em Salvador no ano de 2007, o trabalho desenvolvido na capital baiana tem como principal objetivo elevar o poder aquisitivo das mulheres afrodescendentes, através do processo de alfabetização, escolarização e profissionalização.

A proposta reconhece a mulher como responsável direta pelo acompanhamento dos filhos em idade escolar e, portanto, determinante para o futuro das crianças. Também foi observado que a mulher negra exerce, majoritariamente, o papel de chefe de família, sendo a principal ou única responsável pelo sustento do lar. De acordo com dados PNAD/IBGE de 2005, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o analfabetismo ocorre com maior freqüência entre as mulheres e em indivíduos com idade igual ou superior a 30 anos.

Diante desse quadro, foi criado o Fundo Interinstitucional de Educação para Mulheres Afrodescendentes (Fiema), que tem como receita permanente 2% do Fundo Municipal da Educação, investidos em atividades desenvolvidas a esse público.

“Salvador Cidade das Letras – Um Recorte Ialodê” tem carga horária de 60 horas/aula, durante o período de Formação Inicial, mais 96 horas/aula, distribuídas em encontros semanais de 4 horas, durante oito meses, durante a Formação Continuada e Acompanhamento.

O Congresso

Realizado pela primeira vez em uma cidade da América Latina, o Congresso Internacional de Cidades Educadoras é uma iniciativa da Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice), entidade criada em Barcelona, em 1990, juntamente com a realização do primeiro Congresso. No encontro, cidades representadas por seus governos elaboraram um documento – a Carta das Cidades Educadoras, onde reuniram os princípios básicos para o impulso educador da cidade. A Carta destaca como objetivo permanente das Cidades Educadoras o de “aprender, trocar, partilhar e, por conseqüência, enriquecer a vida de seus habitantes”.