SMEC apresenta programas educativos em festival japonês

01 de set de 2008 - dev

Mais de três mil pessoas passaram pelo stand da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), instalado no Parque de Exposições neste final de semana em evento que comemorou o centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

Baianos, turistas e cerca de mil estudantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a cultura do Japão. O evento é realizado pela Associação Nipo Brasileira de Salvador (Anisa) em parceria com a Prefeitura Municipal e Governo do Estado.

A exposição contou com diversos stands abordando diferentes temas, entre eles o da SMEC. Através de painéis, acervo de livros e fotos, vídeos e distribuição de kits informativos, o órgão fez uma breve demonstração aos visitantes sobre seus projetos sociais e pedagógicos desenvolvidos na cidade.

Dentre os programas em exposição estavam o de Inclusão aos Jovens (PROJOVEM), Educação e Tecnologias Inteligentes (PETI), Escola Hospitalar Criança Viva e Grafita Salvador. O stand também contou com o mais recente projeto implantado na capital baiana, o “Cidade Educadora” da Editora Aymará, que visa revolucionar a educação, através do novo método de ensino e aprendizagem transdidático, que foi criado com objetivo de despertar nas pessoas a consciência de uma cidadania ativa.

O Festival também contou com espaços dedicados à religiosidade, culinária, artes e culturas japonesas. A técnica de Relações Internacionais da SMEC, Marcela Rangel, destacou a importância de atividades dessa natureza. “É muito importante para as crianças terem o contato com essa cultura, que é tão rica e tão diferente da nossa”, frisou. Segundo Rangel a proposta é constatar que apesar das diferenças, é possível conviver e aprender muito com todos os imigrantes.