SMEC apresenta Salvador Cidade das Letras a representantes das instituições de ensino superior

01 de ago de 2007 - dev

Jeférson Ribeiro

Com o intuito de propor parcerias com instituições de ensino superior da Bahia para a realização do programa de alfabetização de jovens e adultos “Salvador Cidade das Letras – Brasil Alfabetizado”, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou hoje (1º), um encontro com representantes de faculdades e universidades, no Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Em 2006, Salvador bateu o recorde nacional de inscrições do Programa Brasil Alfabetizado, com 21.800 inscritos.

Foram discutidos os paradigmas educacionais do processo de alfabetização, destacado o papel do professor não mais como um profissional que só deve educar através de conteúdos programáticos. “Ele precisa ser um agente mobilizador, realizando trabalhos de motivação de acordo com as características socioeconômicas do público, na medida em que são alunos adultos, que enfrentam uma jornada longa de trabalho”, destacou Luiz Fumaneri, coordenador do Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado.

Para a coordenadora pedagógica da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Maria Helena Amorim, investir em educação é extinguir a desigualdade social, combatendo a violência e o desemprego.

Durante o encontro, o secretário municipal de educação e Cultura, Ney Campello, realizou uma apresentação acerca do programa, assim como das principais ações da SMEC. Campello enfatizou que “além da educação formal, o programa capacita profissionalmente os alunos, dando-lhes a chance de pleitear empregos”.