SMEC beneficia alunos portadores do HIV com Programa Criança Viva e alimentação escolar

07 de nov de 2007 - dev

Mais uma instituição será agraciada com o Programa Criança Viva, através do qual crianças da rede municipal de ensino de Salvador ou do interior do estado hospitalizadas na capital têm acesso a aulas ministradas por professores capacitados a esta atividade. Em visita à Creche Conceição Macedo, localizada na Rua Santa Veruza, nº 108, Fim de Linha de Pernambués, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, anunciou que a instituição será atendida pelo programa. A SMEC também enviará material didático para a creche, que abriga 40 crianças, entre 2 a 6 anos de idade, órfãs ou portadoras do vírus HIV.

Além deste benefício, os alunos da creche também terão, através de um convênio com a SMEC, acesso à alimentação escolar oferecida nas 368 escolas da rede municipal de ensino. Atualmente, a alimentação escolar no município conta com um cardápio nutritivo, com carne, frango, peixe, legumes e verduras. “Além disso, conseguimos que um dos nossos fornecedores patrocine durante um ano o aluguel de dez casas para as mães das crianças soropositivas”, comemorou o secretário Ney Campello.

Também portadoras do vírus HIV, as mães das crianças recebem ajuda assistencial da creche. Elas tomam café da manhã no local e participam do dia-a-dia da instituição.

A Creche Conceição Macedo conta com duas salas de aula, uma enfermaria, brinquedoteca e refeitório. Além dos 40 alunos que permanecem no local diariamente, de 7h00 às 17h00, com aulas e diversas atividades no contra-turno, a escola também dá apoio a alunos portadores do vírus HIV que já têm mais de 06 anos, concluíram a Educação Infantil e estão no Ensino Fundamental em diversas escolas. No total, a creche assiste 150 crianças.

Conceição Macedo, presidente da creche, é enfermeira. “Em 1985, eu trabalhava como enfermeira no Departamento de Infectologia do Hospital Roberto Santos, quando surgia nos noticiários a AIDS. Na ocasião, pais abandonaram duas crianças soropositivas. Dei assistência a elas e não parei mais”, afirmou.

Programa Criança Viva

Apenas no primeiro semestre letivo de 2007, 2.120 crianças foram atendidas pelo programa da SMEC em oito unidades hospitalares: Hospital Roberto Santos, Hospital Couto Maia, Centro Pediátrico Professor Hosanah de Oliveira, Hospital Martagão Gesteira, Hospital das Clínicas, Grupo de Apoio à Criança com Câncer, Casa de Saúde Erick Loeff e Casa de Apoio à Criança Cardiopata.

Na Unidade Onco-hematológica Pediátrica Erik Loeff, no Hospital Santa Izabel, por exemplo, os alunos-pacientes têm acesso a aulas multimídia. No Erik Loeff, os jovens pacientes também contam com uma brinquedoteca.

Segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, o conceito de educação deve englobar o atendimento integral do cidadão. “A educação não está restrita a sala de aula. O programa busca o aluno onde ele estiver. Inclusive, os médicos relatam que o aprendizado influencia de forma positiva no tratamento dos alunos”, concluiu o secretário.

A coordenadora do programa, Veruska Andrade, explica que os alunos da escola hospitalar têm a oportunidade de criar, expressar-se com autonomia e desenvolver atividades educacionais fortalecendo o elo entre a criança e o ensino.