SMEC celebra 8 de Março

08 de mar de 2005 - dev

Maíra Diaze
Para celebrar o dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura de Salvador, promoveu um encontro no Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico (CAPS) com diretoras, professoras, coordenadoras e servidoras para festejarem o seu dia, o 8 de Março.
A mesa de abertura foi composta pela Secretária, Maria Olívia Santana, Dep. Alice Portugal, a Dep. Lidice da Mata,a escritora Aninha Franco e a diretora da Escola Municipal Osvaldo Cruz representando todas as professoras presentes.
O evento começou ás 09h15minh e a Secretária, Maria Olívia Santana, fez a abertura, explanando sobre a situação da mulher na sociedade atual e como as professoras e professores podem interferir no processo de extinção da problemática que envolve a questão de gênero.
“As nossas professoras e professores são os responsáveis pela formação dos nossos alunos, o que é apresentado em sala de aula tem o poder de influenciar diretamente no comportamento dessas crianças e é nosso dever ensinar aos nossos educandos o respeito as diferenças. As nossas mulheres devem ser vistas como seres integrantes e estruturante da nossa sociedade,” declarou a secretária no seu discurso.
Dividido em dois atos, o evento durou cerca de 3horas e no segundo momento, a Superintendente da Secretaria de Políticas para Mulheres – SPM , Cilene Arcanja apresentou a palestra “Panorama da Mulher na sociedade Atual”, que levou as professoras presentes a refletirem o que as crianças, principalmente os alunos da escola pública, está aprendendo dentro das salas de aulas.
“Nós professoras somos formadoras de opiniões dessas crianças. O influenciamos e em alguns casos até determinamos os cidadãos que eles vão se formar. Por isso é necessário que levemos para as salas de aulas as nossas de vivências como mulher.”
O coordenador da CERE- Coordenadoria de Estruturação da Rede Física Escolar- Jorge Mendes, representou os homens durante o evento e falou da importância da presença feminina em todas as esferas de poder.