SMEC e FGM promovem a 2ª Aula a Céu Aberto

21 de ago de 2007 - dev

A 2ª Aula a Céu Aberto acontecerá no dia 23 de agosto. Os alunos das escolas municipais chegarão a Praça Thomé de Souza a partir das 14 horas e serão recepcionados e encaminhados a uma instituição cultural do Centro Histórico de Salvador, acompanhados pelos guias do Projeto Trilha Jovem do Instituto de Hospitalidade.

As instituições receberão os estudantes mostrando suas dependências, falando sobre seu histórico e seus projetos, privilegiando sempre a literatura e o hábito da leitura. Nestas visitas, visitantes e visitados trocam presentes literários, oferecendo livros, poemas, contos, revistas, cordéis etc.

A “Aula a Céu Aberto” é uma atividade idealizada pela FGM e coordenada pelo Comitê Gestor do Ano Municipal da Leitura que foi criado para organizar as ações da Lei Municipal nº 7.097/06, que instituiu 2007 como o ANO MUNICIPAL DA LEITURA na Cidade do Salvador. A 1ª Aula a Céu Aberto foi realizada no dia 02 de agosto e diante da receptividade e aprovação dos alunos e professores da Rede Municipal de Educação, o Comitê resolveu dar continuidade ao projeto até dezembro.

Nesta 2ª Aula teremos também o lançamento do programa “Pesquisadores Amigos da Escola Pública Municipal” que pretende aproximar as duas pontas do ciclo acadêmico – alunos do ensino fundamental e professores pesquisadores das universidades sediadas em Salvador. O programa pode desdobrar-se em discussão do planejamento cultural da escola; visita de alunos ao ateliê ou laboratório do professor pesquisador; visita do professor pesquisador à escola; realização de oficina dirigida a professores na escola ou ainda a elaboração de projetos de interesse comum.

PROGRAMAÇÃO

A partir das 14h na Praça Thomé de Souza
– Estande com os escritores integrantes da Câmara Baiana do Livro, que estarão à disposição do público para um bate-papo literário;
– Exposição de livros de autores baianos contemporâneos: acervo da Biblioteca Prometeu Itinerante;
– Performance do poeta Nadson Pajé que estará caracterizado como o cordelista Cuíca de Santo Amaro;
– Buzu Digital da PRODASAL.

16:30 horas no Palco
Show com o cantor e compositor Gerônimo intercalado com poetas, escritores que estarão recitando poemas e prestando depoimentos acerca da importância do hábito da leitura.
Presença dos poetas:
– José Carlos Limeira (literatura de vertente afro-brasileira);
– Ademario Ribeiro (pesquisador de literaturas de matriz indígena);
– Participação das crianças do grupo Isto e Aquilo (Biblioteca Betty Coelho) que estarão recitando poemas de diversos autores a exemplo de Cecília Meireles, Mário Quintana, e Glaúcia Lemos, escritora baiana.

Fonte: FGM