SMEC e SMS lançam cartilha sobre doença falciforme

11 de dez de 2008 - dev

No próximo dia 17 (quarta-feira), às 10h, as secretarias municipais da Educação (SMEC) e da Saúde (SMS) lançam a cartilha sobre anemia falciforme, em modo digital, que já está disponível no portal da SMEC, e impresso que irá circular por todas as escolas da rede municipal.

A Cartilha é mais uma ferramenta capaz de orientar àqueles que buscam conhecer mais sobre esta doença que afeta milhares de crianças no município. O evento acontece na Escola Municipal Manoel de Almeida Cruz, em Cajazeiras 11.

O manual contém informações sobre a identificação da enfermidade, os sintomas, cuidados imediatos e principalmente orientação para as escolas de como trabalhar com os alunos as informações sobre a doença. A invisibilidade e o desconhecimento sobre o problema em toda sociedade são marcantes, criando certos mitos e preconceitos. Entre eles, o de que o portador é menos inteligente, fraco e que morrerá mais cedo, o que não é verdade, diz a Cartilha.

De acordo com o secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, a escola terá o papel de quebrar qualquer tipo de discriminação, quando inserir a temática no conteúdo programático das diversas disciplinas. “Ao promover atividades de pesquisa, feiras e seminários o educador vai estimular o conhecimento sobre a doença, ajudando no combate ao preconceito e sofrimento dos portadores da enfermidade”, explicou.