SMEC entrega certificado a 260 secretários Escolar

22 de dez de 2005 - dev

Depois de 6 meses do Curso de Atualização e Aperfeiçoamento de Secretários Escolares da rede municipal de ensino 260 secretários escolar receberam os seus certificados do curso realizado pela SMEC em parceria com a SEAD, através da FABAC. A cerimônia de entrega foi realiza ontem (21), no Teatro Diplomata (Patamares) e contou com a presença da Secretária Maria Olívia Santana, do Secretário Luís Carlos Café e o subsecretário de Educação Ney Campelo.
O curso que faz parte do Programa de Valorização do Servidor e beneficiou funcionários das 361 escolas municipais foi organizado a partir das demandas e dificuldades verificadas pelos próprios secretários escolares. “ O curso foi realizado com o intuito de fortalecer a estrutura escolar. Todos que estão na escola são responsáveis pela educação das nossas crianças e é por isso que procuramos capacitar todas e todos profissionais, que lidam cotidianamente com os educandos e essa capacitação contribui diretamente com o resultado final, que é a formação dos nossos alunos”, declarou a Secretária Olívia Santana.

Para a Fabac estruturar os módulos das 260 horas do curso, que foi iniciado no dia 6 de junho e teve a parte didática concluída na sexta feira, dia 16, foi feita a avaliação não apenas do cotidiano administrativo, mas também do assessoramento didático e do relacionamento com a comunidade. “Encontramos entre outras coisas dificuldades de comunicação. Discutimos desde normas e técnicas para elaboração de documento até a questão da inserção digital”.

O efeito do curso em relação à parte de didática é relevante, segundo Fernandez. “Os secretários fazem o assessoramento constante da direção dos colégios e se ele não for bom, o ensino é prejudicado”, diz. Da mesma forma o relacionamento da escola com a comunidade também foi alterado. “Não dá para aceitar uma administração de escola que se fecha em seus muros. O secretário moderno está atento para demandas, problemas e soluções que fazem o entrosamento entre professores, alunos, pais e comunidade em volta da escola”, completa.