SMEC implanta programa de capacitação de gestores

03 de jun de 2008 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura está implantando o Programa de Capacitação de Gestores (Progestão), que visa tornar a gestão cada vez mais qualificada e participativa, com a presença ativa da comunidade escolar no dia-a-dia. E ainda, formar líderes de escolas comprometidos com a construção de uma gestão democrática.

O primeiro passo será um curso de formação de tutores do Progestão. Para isso já foi realizado o primeiro encontro entre os multiplicadores e tutores promovido pela Universidade Aberta da Educação – UNICED e a Coordenadoria de Apoio e Gerenciamento Escolar – CAGE. No total serão quatro multiplicadores e 11 tutores.

O curso começa com a proposta do projeto piloto na rede municipal. Os multiplicadores são servidores da secretaria e os tutores foram selecionados pelas coordenadorias regionais entre os servidores e coordenadores pedagógicos de cada CRE – Coordenadoria Regional de Educação. Foram selecionadas cinco escolas por CRE, totalizando 55 instituições da rede.

Para Kilza Rogaciano, sub-coordenadora da CAGE, o compromisso é para que os multiplicadores façam à formação dos tutores. “Para que dê sustentação aos trabalhos de acompanhamento e formação da equipe gestora”, explica. Lembrando a importância do intercâmbio entre as escolas.

A metodologia do curso inclui a alternância de atividades a distância (75%) e de atividades presenciais (25%). O ambiente de aprendizagem compreendem: estudo individual e em equipe, encontros presenciais nos quais são desenvolvidas atividades e reflexão, e resolução de problemas relacionados às diferentes realidades das escolas.