SMEC inaugura mais um hospital-escola

28 de jul de 2006 - dev

Mais uma unidade do Hospital-Escola foi inaugurada ontem pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), através do Programa Criança Viva. O hospital beneficiado foi o Couto Maia, localizado no Bomfim, especializado em doenças infecto-contagiosas. No total, serão atendidas cerca de 20 crianças entre dois a 14 anos.

O Programa Criança Viva contempla oito hospitais com enfermaria pediátrica: Martagão Gesteira, Hospital Pediátrico Hosanah de Oliveira, Roberto Santos, Gaac, Santa Isabel, Erik Loeff, Casa de Apoio a Criança Cardiopata e Couto Maia. A pretensão é estender o serviço para o Hospital Geral do Estado, Otavio Mangabeira e João Batista Caribe.

“O conceito de educação deve englobar o atendimento integral ao cidadão. É a idéia de que educação não se realiza somente na sala de aula. Através deste programa, a Secretaria busca o aluno onde ele se encontra para oferecer o processo de aprendizagem”, afirma o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello.

Segundo coordenadora do Programa Criança Viva, Veruska Andrade, a iniciativa é uma importante ferramenta na recuperação do quadro clínico destas crianças. Atualmente, o programa conta com uma grande aceitação de médicos, psicólogos e diretores dos hospitais.

Durante sete anos em parceria com a SMEC, o programa já atendeu 8.531 estudantes da rede municipal de ensino que se encontram hospitalizadas. O programa conta com 23 professores, com carga horária de 40 horas, devidamente capacitados.