SMEC inaugura quatro escolas da rede municipal de ensino

03 de mar de 2007 - dev

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) reinaugura a partir do dia 06 de março (terça-feira) três escolas da rede municipal de ensino: Escola 1º de Maio, Dr. Carlos Batalha e Teodoro Sampaio. Além das reinaugurações, a SMEC inaugura a Escola Prakatum, totalizando 366 unidades de ensino.

Os alunos do sistema municipal de ensino também contarão com uma rede física ampliada. Desde o início da atual gestão (2005), já foram construídas seis escolas, totalmente reconstruídas quatro escolas e ampliadas e reformadas 13 unidades escolares. A rede oferece aos alunos 146 laboratórios de informática. Até o final de 2004, existiam 56 laboratórios de informática nas escolas do sistema municipal de ensino. E 58 bibliotecas e salas de leitura estão situadas nas escolas e também abertas à população das comunidades situadas no entorno dos colégios, assim como os laboratórios de informática.

Escola 1º de Maio – A Escola Municipal Primeiro de Maio foi reconhecida pelo MEC, devido ao seu bom desempenho de aprendizagem.A pesquisa foi realizada por três meses nas escolas públicas do país, tendo como objetivo avaliar os alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, que aprendem mesmo em condições desfavoráveis. No total, foram selecionadas 33 unidades de ensino de 14 estados brasileiros e do Distrito Federal, que também alcançaram boas notas em leitura e matemática no exame Prova Brasil.

Segundo a diretora da instituição de ensino, Simone Barbosa de Jesus, o sucesso da escola faz parte de um trabalho em equipe, formada pela comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários). Além da interação da equipe, a diretora explica que o projeto pedagógico é baseado na realidade dos alunos e no seu cotidiano. “O mais importante disto é a presença da família na escola. Os pais e responsáveis são convocados para conhecerem o nosso projeto pedagógico. Fazemos questão desta presença, porque levanta a auto-estima dos alunos os incentivando a estudar”, afirma.