SMEC instala mais um núcleo de Ginástica Rítmica

27 de ago de 2008 - dev

Antonio Luis Diniz

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura – SMEC, através do Programa de Educação Esportiva, instala nesta quarta-feira, dia 27, mais um núcleo de Ginástica Rítmica no Centro Municipal de Educação Infantil Adalgisa Souza Pinto, que fica no Largo da Lapinha, no Bairro da Liberdade. Este é o sexto núcleo que beneficia alunas da rede municipal de ensino.

O trabalho de educação esportiva iniciado no ano passado já começa a apresentar bons resultados. A professora Ivone Portela, coordenadora do Programa de Educação Esportiva, destacou que essa atividade é muito importante para a formação das jovens ginastas e, além disso, se transforma numa nova opção de lazer para a criançada.

A coordenação fecha a programação do mês de agosto no próximo sábado, com a realização do II Festival de Xadrez, que vai acontecer a partir das 07h00 no Instituto Municipal de Educação José Arapiraca – Imeja, na Boca do Rio.

Nos dias 26 e 27 de setembro a SMEC promove, em parceria com a Federação Bahiana de Atletismo, um curso especial para professores de toda a rede e também para árbitros filiados à Federação. Este curso acontecerá na Escola Arlete Magalhães, em Castelo Branco e as inscrições já estão abertas, através do próprio portal da Secretaria.

Importância – A professora Ivone Portela lembrou a importância do Programa de Educação Esportiva, principalmente porque milhares de alunos da periferia de Salvador estão tendo acesso a uma série de atividades desportivas durante todo o ano. Ela destacou que o esporte se transformou num instrumento de inclusão na rede municipal de ensino e tem contribuído bastante para diminuir a evasão escolar.

Segundo Portela, o trabalho desenvolvido na rede, com a realização de torneios, festivais, encontros e treinamentos, tem realmente ajudado a manter o aluno na escola, diminuindo a evasão escolar. Ivone disse também que a prática esportiva desenvolve a mente, o lúdico, o físico e os alunos terminam aprendendo algumas regras importantes na vida de qualquer cidadão.