SMEC intensifica ações contra a violência nas escolas

19 de abr de 2008 - dev

Preocupados com a onda de violência nas escolas, os professores da rede municipal estão intensificando os trabalhos de conscientização dos alunos pela paz. Embora não haja registro de casos graves na rede municipal, o secretário de Educação Carlos Soares aposta na prevenção e já solicitou que os professores, diretores e coordenadores regionais de educação não economizem esforço no sentido de desenvolver ações contra a violência e pela paz nas escolas e na comunidade.

Além do reforço na segurança oferecido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, (SMEC), as escolas dispõem de vários programas que contribuem para a redução da violência, evasão escolar e estimula uma cultura de paz, tolerância e respeito às diferenças.

Um exemplo é o Programa de Educação com Direitos Humanos – PROGREDH, um projeto institucional que visa formar e capacitar em direitos humanos, estudantes do 6º ao 9º ano e que já funciona em 26 escolas da rede municipal. Inclusive, já está em processo de formação um grupo de 300 alunos. Eles passaram por aulas teóricas, palestras, oficinas, seminários, encontro com promotores de justiça e visitas aos Centros de Apoio Operacionais e Unidades do Ministério Publico.

Escola Aberta

Outro programa que tem contribuído para o combate à violência é o Escola Aberta, uma parceria da SMEC com o Ministério da Educação e UNESCO e tem como objetivo tirar os estudantes das ruas e assim diminuir a violência na comunidade escolar. O projeto funciona com as escolas abrindo às portas nos finais de semana oferecendo oficinas profissionalizantes em vários segmentos, inclusive podendo utilizar os laboratórios de informática.

O esporte tem sido um grande aliado da SMEC no trabalho de combate a violência e em praticamente todas as escolas o Programa de Educação Esportiva é destaque entre os alunos que participam de competições de vôlei, futsal, handebol, atletismo, natação, capoeira, judô, karatê, ginástica artística entre outras modalidades.

Um outro programa que é de grande importância para a juventude, conforme avaliação do secretário Carlos Soares, é o Programa Educacional de Resistência às Drogas que tem uma parceria com a SMEC levando noções básicas de cidadania com prevenção ao uso das drogas entre escolares e auxiliando no desenvolvimento de técnicas eficazes de resistência à violência.

Este programa é um trabalho nacional da Policia Militar e em Salvador é desenvolvido em parceria com as escolas da rede municipal. Outro programa que tem uma atenção especial da Secretaria de Educação é o Projovem, Programa Nacional de Inclusão de Jovens, parceria com o Governo Federal.

O Projovem é voltado para alunos entre 18 e 24 anos que não concluíram o ensino fundamental. Entre outras ações, o programa promove discussões na comunidade sobre temas variados e de interesse coletivo a exemplo da violência.

Não há registro de casos graves de violência na escolas da rede municipal. Os casos mais comuns são de tentativa de arrombamentos e invasões que geralmente ocorrem na madrugada e as tentativas de assaltos, furtos e brigas entre alunos, são contidos pela vigilância das escolas. A SMEC conta com cerca de 700 agentes de segurança trabalhando em todas as unidades da rede.